O deputado federal Marcelo Nilo (Republicanos) fez duras críticas ao Partido dos Trabalhadores (PT) e à condução política do grupo governista na Bahia. Em entrevista ao CBN, ele afirmou que o PT utiliza os partidos coligados apenas como instrumento eleitoral e depois governa de forma isolada. “O PT usa os partidos coligados como escada eleitoral e, depois, governa sozinho, ignorando acordos e promessas. Quem não respeita alianças, não respeita a democracia. Fora PT!”, declarou.
Nilo também afirmou que as decisões sobre candidaturas são tomadas em reuniões fechadas entre lideranças do grupo. Segundo ele, houve um encontro no Palácio de Ondina, que definiu os rumos da sucessão estadual. De acordo com o deputado, estavam envolvidos Daniel Almeida, Rui Costa e Jaques Wagner. Ele relatou que, inicialmente, os nomes de Otto Alencar e João Leão eram considerados, mas que Wagner teria defendido que Rui permanecesse no governo e que outros nomes fossem avaliados.
Na versão apresentada por Marcelo Nilo, Rui Costa teria proposto que Jerônimo Rodrigues fosse o candidato, mediante um compromisso de que ele próprio disputaria o Senado quatro anos depois. Ainda segundo o deputado, Wagner teria concordado, afirmando que Rui ocuparia sua vaga, pois ele não pretendia mais disputar o cargo futuramente.
O parlamentar afirmou ainda que Wagner, posteriormente, teria lançado as próprias candidaturas e “cozinhado” o senador Angelo Coronel. Ele citou também Otto Alencar, a quem chamou de “grande político”, dizendo que o senador teria reunido deputados federais em Brasília e sinalizado a possibilidade de disputar o governo, diante de risco de rompimentos.
De acordo com Marcelo Nilo, Otto Alencar teria sido chamado por Jerônimo Rodrigues para negociar a manutenção do acordo político. Segundo o deputado, o senador teria pedido a indicação de seu filho para um tribunal. Nilo afirmou que Otto negou publicamente essa indicação, dizendo que teria sido um convite de Rui Costa, o que o parlamentar classificou como algo “inacreditável”.
Jornal da Chapada
















































