Uma pesquisa do instituto Genial/Quaest, divulgada nesta quinta-feira (15), mostra que a opinião pública brasileira está dividida em relação à recente ação militar dos Estados Unidos na Venezuela, que resultou na captura do presidente Nicolás Maduro. Segundo o levantamento, 46% dos entrevistados aprovaram a operação conduzida pelos EUA, enquanto 39% desaprovaram e **15% não quiseram ou não souberam opinar.
Ao explicar as possíveis motivações para a intervenção, 31% dos brasileiros apontaram o combate ao narcotráfico como principal razão, seguidos por 23% que citam a restauração da democracia e **21% que veem o controle do petróleo venezuelano como objetivo.
A pesquisa também perguntou se é aceitável que um país interfira militarmente em outro com o objetivo de prender um ditador. Metade dos entrevistados (50%) considerou isso aceitável, enquanto **41% discordaram da ideia.
No que diz respeito à postura do Brasil diante dos acontecimentos, a maioria dos brasileiros — **66% — afirmou que o país deveria manter uma posição de neutralidade sobre o tema. Apenas 18% disseram que o Brasil deveria apoiar as ações dos EUA e 10% afirmaram que o país deveria se opor.
A pesquisa também mediu a avaliação da reação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao episódio. 51% dos entrevistados consideraram que Lula errou ao condenar a intervenção americana, enquanto **37% defenderam que ele acertou em sua posição.
Apesar da maioria crítica à postura do presidente, 71% dos brasileiros disseram que essa posição não influencia sua decisão de voto nas eleições de outubro, segundo o instituto.
Outra conclusão do levantamento é que 58% da população teme que os Estados Unidos façam algo parecido no Brasil, em referência à possibilidade de uma intervenção semelhante à da Venezuela, enquanto **40% afirmaram não sentir esse medo.
O levantamento ouviu 2.004 brasileiros com 16 anos ou mais, entre os dias 8 e 11 de janeiro, com margem de erro de 2 pontos percentuais e nível de confiança de 95%.
Jornal da Chapada















































