Ao lado do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, o secretário de Qualificação, Emprego e Juventude do Ministério do Trabalho, Magno Lavigne, participou nesta terça-feira (3) da cerimônia de adesão da Ambev ao Pacto Intergovernamental de Promoção do Trabalho Decente no Carnaval de Salvador.
Durante o evento, realizado no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em Brasília, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e o Ministério Público do Trabalho (MPT) formalizaram a entrada no pacto como observadores, fortalecendo o acompanhamento institucional das ações voltadas à promoção de condições dignas de trabalho durante a maior festa popular do país.
Também participaram do evento representantes da Prefeitura de Salvador e do Governo do Estado da Bahia, que, juntamente com o MTE, coordenarão as ações do Pacto do Carnaval. A iniciativa visa fortalecer políticas públicas voltadas ao trabalho decente, à garantia de direitos e à melhoria das condições de trabalho no contexto da festa.
Um dos responsáveis pela articulação do pacto, Magno Lavigne ressaltou a importância da ação como instrumento de integração do poder público com o setor privado e organismos internacionais, com foco na qualificação profissional, na inclusão produtiva e na ampliação das oportunidades de emprego e renda. Segundo o secretário, “o Carnaval de Salvador se tornou um espaço estratégico para a implementação de políticas públicas que garantam proteção, valorização e melhores oportunidades para os trabalhadores”.
A estimativa é de que cerca de 20 mil trabalhadores atuarão diretamente no Carnaval de Salvador, entre vendedores ambulantes, catadores de materiais recicláveis e cordeiros, público prioritário das ações previstas no pacto.




















































