Produtores de cacau realizaram um protesto na manhã desta quinta-feira (5) e bloquearam um trecho da BR-101, no município de Aurelino Leal, no Sul da Bahia. A manifestação provocou congestionamento nos dois sentidos da rodovia.
Segundo o site Giro em Ipiaú, parceiro do Bahia Notícias, os produtores reclamam da queda do preço do cacau, que atribuem à importação desenfreada de amêndoas africanas por grandes empresas que atuam no Brasil. De acordo com os cacauicultores, a prática impacta diretamente o mercado interno.
Além da crítica à importação, os manifestantes cobram medidas de proteção ao produtor nacional e maior valorização do cacau brasileiro, considerado estratégico para a economia regional.
Equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Polícia Militar da Bahia acompanham o protesto. Os agentes mantêm diálogo com os manifestantes na tentativa de liberar a via.
Este é o segundo protesto seguido nesta semana. Na última quarta-feira (4), produtores já haviam bloqueado a BR-101 no distrito de Itamarati, no município de Ibirapitanga, também no Sul do estado.
Jornal da Chapada

















































