O nadador baiano Cauã Vinícius, 16 anos, conquistou medalha de ouro nos 50 metros borboleta pelo Campeonato Mundial de Natação Escolar, disputado no último sábado (18), em Poznan (Polônia), e agora sonha em disputar os Jogos Olímpicos do Rio 2016. Desde 2011, o jovem recebe apoio do Governo da Bahia, por meio do Programa Bolsa Esporte, que oferece suporte financeiro para treinamento e participação de atletas em competições regionais, nacionais e internacionais.
A competição, realizada entre os dias 16 e 20 de abril, foi promovida pela Federação Internacional de Desporto Escolar (ISF) e teve a participação das seleções da China, França, Brasil, Hungria, Índia, Israel, Polônia, Porto Rico, Turquia, Holanda e Bélgica. Cauã Vinicius, do Colégio Integral, foi o único baiano a conquistar uma vaga na Seleção Brasileira para a disputa do Mundial de Natação.
Em 2014, Cauã já havia se destacado nos Jogos Escolares da Juventude, em Londrina, no Paraná. Ele conquistou medalha de ouro no revezamento 4x100m e prata nos 50 metros nado livre. Heptacampeão baiano de natação na categoria juvenil, o atleta e outros nadadores brasileiros ainda precisam assegurar índices classificatórios para disputar as Olimpíadas do Rio 2016.
A Lei 11.363/2009, que instituiu o Programa Estadual para Apoio à Prática do Esporte (Bolsa Esporte), estabelece benefício mensal de até R$ 2 mil para atletas e paratletas baianos radicados no estado, desde a iniciação esportiva até o alto rendimento. A bolsa é concedida pelo prazo de um ano e renovável por igual período. Desde a implantação, em 2011, o programa já concedeu 534 bolsas, beneficiando diretamente 321 atletas.