Muitas pessoas gostam de acompanhar filmes nacionais mas nem sempre têm oportunidade de assisti-los, principalmente quando residem em cidades que não possuem salas de cinema. Pensando em facilitar esse acesso, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba), campus Jacobina, na Chapada Diamantina, inicia o projeto de extensão Cine Diálogo a partir do dia 7 de maio, às 14h, na sede da instituição. A atividade é gratuita, aberta ao público externo e acontecerá uma vez por mês. Não é necessário realizar inscrições prévias. A ideia é exibir um filme nacional e depois promover um debate sobre a obra cinematográfica com a presença de servidores e especialistas convidados.
Leia também:
Chapada: Estudantes do Ifba lançam primeiro livro do campus de Jacobina em maio
De acordo com o técnico administrativo do Ifba Fernando Santana, que idealizou o projeto, a proposta inicial era somente atender a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), que exige a exibição de 2h mensais de filmes nacionais para estudantes nas escolas de educação básica. Ele explica que a atividade foi proposta como um projeto de extensão para abrir o acesso à comunidade de Jacobina e região. “Além de ajudar a valorizar o cinema nacional na região, nosso objetivo é estimular o debate e a reflexão a partir do que cada produção aborda, pois um filme não é somente entretenimento, mas uma importante fonte para a construção do conhecimento”, explica Fernando.
A primeira produção que vai iniciar a série será “Batismo de Sangue”, dirigido pelo cineasta Helvécio Ratton. Lançado em 2007, o filme é baseado no livro “Batismo de Sangue”, escrito por Frei Betto e vencedor do prêmio Jabuti. Até o mês de dezembro, serão exibidos mais sete filmes, como Ônibus 174, Abril Despedaçado e Capitães da Areia. Quem participar de 70% das exibições receberá certificado com a carga horária de 32h.