Em segunda assembleia realizada nesta terça-feira (19), à tarde, os trabalhadores rodoviários de Salvador reafirmaram posição a favor de acordo proposto pela Secretaria Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) e cancelaram a greve que estava marcada para começar logo mais à 0h de quarta-feira (20). De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários do Estado da Bahia (Sintroba), os funcionários aceitaram a proposta de 10% de reajuste salarial. A greve foi suspensa após os donos das empresas de ônibus também aceitarem a proposta apresentada pela SRTE.
Em nome do Sindicato das Empresas de Transporte Público de Salvador (Setps), o representante Jorge Castro afirmou que o sindicato patronal vai dar reajuste salarial de 10%; reflexo do reajuste sobre todos os itens econômicos cabíveis; ticket refeição no valor de R$ 15,40 com desconto máximo de 12% do seu valor; inclusão da contratação de mulheres nas áreas operacionais das empresas de transportes, observado os critérios de seleção e manutenção das cláusulas da Convenção de 2014, no que couber.
O diretor de comunicação do sindicato dos trabalhadores, Daniel Mota, disse que a categoria não ficou plenamente satisfeita, mas acatou de bom grado as conquistas. “Não era o que a gente sonhava no início, mas é uma proposta razoável e aceitável”, disse Mota em entrevista ao Correio24horas.com.
Dissidentes
Apesar de o acordo ter sido aceito pela maioria dos trabalhadores nas duas assembleias que aconteceram nesta terça-feira, ‘um grupo de dissidentes’, segundo o sindicato, resolveu fazer manifestação contra o acordo. Motoristas e cobradores fecharam as estações da Lapa e Mussurunga com ônibus em fila após o anúncio da decisão. Extraído do site Brasil 247/Bahia.