A jornalista Maria Júlia Coutinho, a “Maju”, que apresenta a previsão do tempo no Jornal Nacional, foi vítima de racismo nas redes sociais. Comentários preconceituosos foram publicados em um post do JN no Facebook na noite desta quinta-feira (2). “Vai fazer essas previsões na senzala”; “sua macaca”; “Só conseguiu emprego no ‘Jornal Nacional’ por causa das cotas. Preta imunda”; “preta catinguenta” e “parece uma tampa de toddy” foram algumas das ofensas postadas. A hashtag #SomosTodosMajuCoutinho ficou em primeiro lugar entre os assuntos comentados no Twitter do Brasil nesta tarde.
O internauta Bruno Puccinelli protestou: “acabou de fazer um print de todos os comentários dessa postagem e irei levá-lo às autoridades cabíveis. Racismo é crime”. Desde abril como ‘garota do tempo’ no JN, Maju já havia sido vítima de racismo em maio, em um post do portal R7 no Facebook. Rapidamente a equipe do JN respondeu com uma mensagem de William Bonner em vídeo e a hashtag #SomosTodosMajuCoutinho, que lidera o Twitter mundial nesta sexta-feira (3). As informações são do Brasil 247.
Assista:
#SomosTodosMajuCoutinho https://t.co/yeNhM5ell2
— Jornal Nacional (@jornalnacional) 3 julho 2015
Confira algumas imagens com os comentários publicadas no Buzzfeed.
“@PortalAlmanaque: Temos mais racistas no Brasil do que você pensa… pic.twitter.com/j9fykhJ5Ea” Vergonha alheia desses acéfalos, simplesmente! — Wash (@WashiGeremias) 3 julho 2015