O Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR) inicia o mês de julho, na Bahia, com expectativa de atender 4,5 mil trabalhadores e emitir 10 mil documentos civis básicos, em nove municípios. O primeiro mutirão acontece no município de Itapitanga, no Litoral Sul da Bahia, entre a quinta-feira (9) e a sexta-feira (10). Já na Chapada Diamantina, a ação acontece no município de Morro do Chapéu, que recepcionará o primeiro mutirão na região, neste mês, entre os dias 17 e 18. Depois as ações se estendem a Souto Soares (dias 19 e 20), Iraquara (21 e 22), Seabra (23 a 25) e Itaetê (entre os dias 26 e 28).
Nos mutirões, serão expedidos Cadastro de Pessoa Física (CPF), carteira de identidade e carteira de trabalho. Também será possível receber atendimento de serviços do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) e tirar segunda via de certidão de nascimento. O PNDTR é um programa do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) realizado, no estado, em parceria com o Incra/BA, Secretaria de Políticas para Mulheres, Instituto Pedro Mello, Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Secretaria do Desenvolvimento Rural (SDR) e Banco do Nordeste.
Outros mutirões no Estado
Só no Litoral Sul da Bahia, além Itapitanga, estão previstas ações nos municípios de Coaraci (nos dias 11 e 12), Itacaré (entre 13 e 15) e Itaju da Colônia (entre 17e 19).