O motorista Humberto Xavier chegou cedo, nesta segunda-feira (20), à Agência Central do Serviço de Intermediação para o Trabalho (Sinebahia), na região do Iguatemi, em Salvador, com toda a documentação necessária para se candidatar a uma vaga na sua profissão, anunciada na TV. Ele afirmou que já conseguiu trabalho duas vezes por meio do órgão e confia que vai ser selecionado novamente. Assim como Humberto, de 2007 até agora, mais de 460 mil baianos conseguiram emprego por meio do Sinebahia.
Somente de janeiro a junho deste ano, cerca de 90 mil trabalhadores foram encaminhados em todo o estado, dos quais 27 mil foram aprovados nas entrevistas e tiveram a carteira assinada. O Sinebahia é vinculado à Secretaria do Trabalho, Emprego Renda e Esporte do Estado (Setre). “Eu aprovo este serviço do Sinebahia porque, para quem procura emprego, aqui é uma porta. Eu já trabalhei de auxiliar de armazenamento e ajudante de carga e descarga. Agora, estou tentando uma vaga para motorista, que foi anunciada hoje”, disse Humberto.
Outra pessoa que está atrás da vaga de motorista é Jaílton Sá. Ele também chegou cedo, participou de uma capacitação, junto com outras pessoas, para aprender a fazer o currículo, recebeu dicas de comportamento e está pronto para a entrevista de emprego. “Minha cunhada estava assistindo jornal, viu a vaga para motorista e me contou. Muitas vezes as pessoas estão precisando e sem saber onde procurar emprego. Este órgão faz esta intermediação, dá mais valor ao empregado”.
A oficina de orientação profissional da equipe de Psicologia do Sinebahia é um serviço oferecido junto com outros cursos, como informática básica, técnicas de redação, interpretação de texto, técnicas de vendas, operador de telemarketing, entre outras áreas que disponibilizam vagas no órgão. A intermediação entre trabalhadores e empresas alcança também quem tem curso superior.
Ana Rosa Garciov é enfermeira e participou da capacitação. “É uma forma de atualização. As coisas estão sempre mudando e é preciso elaborar um bom currículo. Estou confiante porque este serviço é algo que não só atualiza, mas oferece oportunidades, é um caminho para a nossa busca de ser inserida no mercado de trabalho”.
Como utilizar o Serviço
O gerente da agência central do Sinebahia, Helber Pacheco, informa que são 120 unidades espalhadas pela capital e o interior. “É preciso levar os documentos pessoais, carteiras de identidade e trabalho, CPF, e, na hora do cadastro, já é feita a pesquisa por vaga de acordo com o perfil do trabalhador. Se houver a vaga, o encaminhamento é imediato”. Os candidatos também podem se informar no facebook do Sinebahia (www.facebook.com/sinebahia) ou utilizar o aplicativo do órgão para android, onde estão as informações sobre as principais vagas disponíveis.
Helber Pacheco destaca ainda que todos os serviços oferecidos pelo Sinebahia são gratuitos para empresários e trabalhadores. “Os empresários podem procurar o Sinebahia para cadastrar suas vagas ou receber nossos consultores. Temos uma equipe capacitada para analisar as oportunidades e fazer uma pré-seleção dos candidatos que serão encaminhados para a entrevista”. Ele explica que outra oportunidade disponibilizada pelo órgão é o Serviço de Apoio ao Trabalhador Autônomo (Patra). “Nós oferecemos mais de 800 trabalhadores cadastrados e encaminhados para mais de 10 mil atendimentos por meio da nossa unidade central”.