Ícone do site Jornal da Chapada

Confira imagens dos incêndios que consomem o Parque Nacional da Chapada Diamantina

foto
O incêndio em Mucugê já foi debelado, mas existem focos ainda em Andaraí e Palmeiras, na região do Gerais do Vieira, e próximo ao Vale do Capão | FOTOS: Gilberto Filho/Jornal Correio/Capa/José Antônio |

As fortes imagens dos incêndios florestais que já devastaram cerca de 9 mil hectares do Parque Nacional da Chapada Diamantina (Parna) estão deixando os internautas, turistas e amantes da região consternados. São três focos de incêndio, em diferentes pontos que não têm ligação entre si, que começaram no último final de semana. Estão atuando no combate ao fogo bombeiros, brigadistas, voluntários, equipes do ICMBio e Prevfogo/Ibama.

O primeiro foco de incêndio teve início na Serra do Ramalho, no Andaraí, próximo ao Vale do Pati, e ainda não foi controlado. Outro foco, que também não foi extinto, está localizado na região conhecida como Gerais do Vieira, perto do Vale do Capão (Palmeiras). O terceiro foi em Mucugê, nas cercanias da cachoeira Moça Loira e já foi debelado.

A fauna e a flora foram afetadas com as queimadas e diversos pontos turísticos do Parna da Chapada foram atingidos. Em Andaraí o fogo chegou às adjacências das cachoeiras do Ramalho, do Roncador, Garapa, e uma parte do visual no percurso até o Vale do Pati. A proximidade de alguns festivais de música na região, como o Festival de Jazz do Capão (18 e 19 de setembro), o Festival da Cachaça de Abaíra (17 a 20 de setembro) e o Festival de Lençóis (9 a 11 de outubro), preocupam os turistas.

Aqueles que programaram viagem para a região não precisam cancelar o passeio, pois os guias evitam locais inseguros e perigosos. Além do mais é preciso ficar atento para a região e a cidade da Chapada que foi atingida pelo fogo. Reunimos abaixo as fotos que foram publicadas por brigadistas, fotógrafos amadores e profissionais de diferentes localidades.

Jornal da Chapada

Confira as imagens:

1 / 35

Leia também:
Operação Bahia Sem Fogo na Chapada Diamantina é reforçada com Corpo de Bombeiros
Chapada Diamantina teve mais de 9 mil hectares consumidos pelo fogo, diz ICMBio
Aeronave será enviada nesta quarta para reforçar combate aos incêndios na Chapada Diamantina
Fogo continua na Chapada Diamantina e brigadistas querem ajuda de helicópteros em Andaraí

Leia também:
Chapada: Prefeitura de Mucugê diz que auxiliou os brigadistas no combate ao fogo
Incêndios afetam áreas da Chapada Diamantina; região próxima ao Vale do Capão é atingida
Brigadistas contêm fogo no Parque Nacional da Chapada Diamantina e seguem monitoramento; entenda a situação

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas