A Unidade Regional Portal do Sertão do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) recebeu, nesta semana, da Polícia Civil de Feira de Santana, 31 pássaros e 34 gaiolas oriundas do tráfico de animais silvestres na região. Entre as espécies apreendidas tinham canários, azulão, oleiros, cardeal e papa capim.
Os pássaros se encontravam em estado de saúde preocupante, diante de maus tratos e stress, e foram encaminhados pela UR, através do técnico Neliuson Melo, para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Vitória da Conquista. No local, eles serão examinados e receberão todos os cuidados para serem posteriormente devolvidos a natureza.
O Inema chama atenção para o que diz a lei federal 9.605 de fevereiro de 2008, no seu artigo 29, que trata dos crimes contra a fauna. Segundo a lei, “matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida” é crime, e a Pena é de detenção de seis meses a um ano e multa, dentre outros agravantes e penalidades.