As eleições suplementares para os cargos de prefeito e vice-prefeito de Macarani, no centro-sul da Bahia, serão realizadas neste domingo (4). Os 13.357 eleitores (72,52% da população) do município irão eleger seus novos representantes após os antigos gestores públicos terem os diplomas cassados pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, por captação ilícita de sufrágio e abuso de poder econômico, referente às Eleições 2012.
De acordo com a 91ª Zona Eleitoral, Cartório responsável pelo registro de candidaturas, estão na disputa Armando de Souza Porto e Miller Silva Ferraz (prefeito e vice, respectivamente), na Coligação “Macarani Com Responsabilidade”; e Olisandro Pinto Nogueira e Nilton Cesar Meira Gonçalves, na Coligação “Eu Acredito! Macarani Tem Jeito”.
No domingo de eleição, Macarani, que possui 49 sessões eleitorais distribuídas em 14 locais de votação, deve contar com o trabalho de 172 mesários. O maior local de votação da localidade é o Educandário Clério Correia De Melo, localizado no bairro Jardim Guarujá. O local conta com 5 seções eleitorais e 1.685 eleitores.
Transmissão remota
Assim como aconteceu nas Eleições Suplementares de Presidente Tancredo Neves, no mês de junho deste ano, no referido pleito também será utilizado o sistema JE-Connect, que possibilita, através de um ponto de transmissão remota, o envio dos dados para o local de totalização tornando o processo mais ágil e seguro. O ponto será instalado no distrito de Itabaí, local que possui 3 sessões eleitorais, distante 24 quilômetros de Macarani.
Preparativos
As 70 urnas eletrônicas que serão utilizadas no pleito chagaram ao município no início deste mês. A cerimônia de geração de mídias, momento em que os dados e fotos dos candidatos, bem como a lista dos eleitores de cada seção, são gravados nos cartões de memória que serão introduzidos nas urnas eletrônicas, aconteceu no dia 23. Já a aposição de lacres físicos nos equipamentos (componente adicional de segurança) foi realizada na última segunda-feira (28).