Ícone do site Jornal da Chapada

Governo aponta avanços nos combates e diz que alguns incêndios foram controlados na Chapada

foto5
O fogo afetou a fauna e a flora de área do Parque Nacional da Chapada Diamantina e consumiu cerca de 2 mil hectares de vegetação | FOTO: Dimitri Argolo Cerqueira |

Em entrevista divulgada pela Assessoria de Comunicação do Governo da Bahia, o secretário Estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, faz um panorama dos combates aos incêndios florestais na Chapada Diamantina. Spengler diz que os focos estão sobre controle, alguns já foram extintos, mas informa que os incêndios estão relacionados a perdas ambientais de fauna e flora, e que isso compromete nascentes e margens de rios. “Outro aspecto de perda, está relacionado à questão econômica, temos perdas de lavouras e de animais. Portanto, acaba tendo um prejuízo econômico também para os agricultores e moradores da região”, afirma o secretário, em áudio enviado ao Jornal da Chapada.

O titular do governo Rui Costa está na região e segue determinação do governador, coordenando desde o sábado (14) e acompanhando a ampliação dos trabalhos realizados. Aeronaves do Governo do Estado e do Instituto Chico Mendes de Conversação da Biodiversidade (ICMBio), homens e equipamentos do Corpo de Bombeiros, brigadistas voluntários e prefeituras se unem para enfrentar e debelar as chamas, que já queimaram mais de 2 mil hectares da Chapada Diamantina.

Leia também
Fotos e vídeos: Visita de campo revela estragos dos incêndios na Chapada Diamantina; confira aqui
Secretário diz que situação dos incêndios na Chapada Diamantina está bastante crítica
Chapada: Chamas voltam a atingir Ibicoara e combate é intensificado na região do Lacrau

Confira fotos dos combates na Chapada Diamantina:

1 / 73

“Não consideramos que seja uma situação incontrolável, contudo é uma situação muito crítica que exige empenho e dedicação e o envolvimento de mais pessoas e também bastante equipamentos. Hoje [domingo, 15] nós tivemos sucesso porque conseguimos equacionar problemas em regiões que ameaçavam belezas ambientais e com foco no turismo bastante importantes. Por exemplo, o Morro do Pai Inácio, o fogo está totalmente controlado e no entorno dele, portanto ele não foi atingido. Também foi extinto o fogo do Morrão, naquela região e, por um lado do Morro do Camelo também está controlado os incêndios florestais”, declara Eugênio.

Leia também:
Rui Costa garante ida de aeronaves da Força Aérea Brasileira para combater incêndios na Chapada Diamantina
Fotos e vídeo: Confira imagens do grande incêndio que atinge o Parque Nacional da Chapada Diamantina

De acordo com o secretário estadual, também houve controle dos focos de incêndios nas margens da BR-242, não tendo problemas na região neste domingo (15). Ainda foi controlado o fogo na comunidade de Cercado, uma área que pertence à APA/Marimbus/Iraquara. Em áudio enviado ao Jornal da Chapada, Spengler ainda afirma que dentro do Parque Nacional da Chapada Diamantina, o fogo de Campos do São João, também está controlado.

Vídeo do embarque para o combate na Serra dos Cristais, postado por Edmar Carvalho (ICMBio)

Sobre os combates para extinguir completamente os incêndios, o governo segue com investimentos e parcerias com prefeituras locais. O Exército Brasileiro também está envolvido. “Estamos aguardando a chegada de mais uma aeronave da FAB [Força Aérea Brasileira], que deve chegar amanhã [segunda-feira, 16], para a gente ter uma frota bastante robusta para controlar de forma definitiva esses focos de incêndios”. Eugênio Spengler completa falando do apoio do ICMBio, a atuação do Corpo de Bombeiros, e dos mais de 50 brigadistas voluntários. O secretário não cita o combate a fogo no município de Ibicoara, Mucugê e Seabra.

Confira a entrevista em áudios enviados na madrugada desta segunda-feira (16), ao Jornal da Chapada.

Secretário, qual a sua avaliação desses dois dias que o senhor está na região?

https://cdn.jornaldachapada.com.br/2015/11/EUGENIO-1-AREA-ATINGIDA.mp3?_=1
O secretário estadual de Meio Ambiente, Eugênio Spengler | FOTO: Reprodução/PMV |

São 6 aeronaves envolvidas no combate ao fogo, outros 2 aviões do Instituto Chico Mendes e dezenas de brigadistas trabalhando no controle do incêndio. Qual é avaliação que o senhor faz até agora de todo este esforço?

https://cdn.jornaldachapada.com.br/2015/11/EUGENIO-2-SITUACAO-ATUAL.mp3?_=2

Estamos conversando com o secretário Eugênio Spengler sobre o trabalho de combate ao fogo que já consome 2 mil hectares da Chapada Diamantina. Secretário, e nessa cruzada para debelar as chamas há apoio também das prefeituras, do Exército e da FAB?

https://cdn.jornaldachapada.com.br/2015/11/EUGENIO-3-ACOES-E-REFORCO-DE-NOVAS-AERONAVES.mp3?_=3

Leia também:
Fogo deixa rastro de destruição na Chapada Diamantina; focos voltam em Ibicoara e Vale do Capão
Suspeito de atear fogo no Parque Nacional da Chapada Diamantina é detido pela polícia
Bombeiro desabafa sobre equipe enviada à Chapada Diamantina: “Não é suficiente”

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas