CidadesCuriosidadesMenu PrincipalPolícia

Chamas no Vale do Capão são combatidas dia e noite; pane em helicóptero deixa brigadistas na serra

foto
Fumaça se espalha pelo Vale do Capão, no município de Palmeiras. O combate acontece na região do Morro Branco | FOTO: Divulgação/Facebook/Pousada Capão |

Os combates a incêndios florestais na Chapada Diamantina foram intensificados nesta terça-feira (17) em diferentes áreas da região. No Vale do Capão, município de Palmeiras, o dia começou com estratégias e organização realizada pela brigada da Associação de Condutores de Visitantes Vale do Capão (ACV-VC). Em texto enviado ao Jornal da Chapada, a associação aponta que o plantão continua durante a noite desta terça, pois ainda tem nove brigadistas combatendo o fogo no Morro Branco.

Por volta das 7 horas da manhã, a associação já estava providenciando um drone para fazer as imagens aéreas do foco do Morro Branco, para ter uma ideia do que estava acontecendo e qual ação tomar a seguir. “O drone subiu a serra, fez as imagens logo cedo e, por volta do meio dia, nossa brigada já tinha a informação de que deveria subir a serra, pois o foco do Morro Branco havia voltado com força. Também por volta do meio dia foi firmada a presença da aeronave para levar os brigadistas até o foco principal que ameaçava o Vale”, informa texto de balanço.

Confira também vídeo de desabafo de um brigadista:

Leia também
Vale do Capão: Fogo cresce próximo ao Morro Branco e brigadistas lutam para conter chamas
[Artigo]: Plano de ação para combate a incêndio na Chapada Diamantina; uma resposta ao vídeo do governo
Rui se reúne com representantes de brigadistas e diz que momento é de crise; confira vídeo
Focos de incêndios seguem destruindo o Parque Nacional da Chapada Diamantina
Campanhas de universidades arrecadam doações para brigadistas que combatem o fogo na Chapada
Governo baiano alinha estratégias para combate aos incêndios na Chapada Diamantina
Brigadistas cobram prevenção contra incêndios na Chapada Diamantina; fogo segue destruindo a região

Estratégias
Ainda de acordo com a ACV-VC, o helicóptero chegou e subiu a serra com três brigadistas da associação, além de brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Entretanto, de acordo com a nota enviada ao Jornal da Chapada, na terceira viagem do helicóptero, ele teve uma pane, ficando sem levar os membros da brigada e do ICMBio, que estavam disponíveis, “comprometendo a operação de quem já havia subido”.

foto
O avião que ajudava no combate ao fogo no Capão teve um pane e não retornou para pegar os brigadistas na serra | FOTO: Divulgação/Manu Dias/GOVBA |

“Obtivemos ajuda do ICMBio com duas aeronaves air-tractror, que fizeram lançamento de água no foco principal do Morro Branco. No final da tarde, por volta das 18 horas, foi acionada mais uma brigada de seis pessoas para subir a serra ajudando a levar água e mantimentos para os brigadistas, que foram levados pelo helicóptero para a serra na parte da manhã e não foram retirados”, diz a ACV-VC.

Doações e custos
A direção da associação explicou que nesta terça-feira chegaram as doações feitas na capital baiana. Foram coturnos, luvas, gandolas, calças, entre outras coisas, que já estão sendo repassadas para os brigadistas. “As doações em dinheiro estão sendo destinadas para compra de equipamentos e pagamento das contas que ficaram pendentes desde o começo da operação. Recebemos também doações em mantimentos da Prefeitura de Iraquara, por meio da Secretaria de Ação Social. Há uma estimativa de custo de mais de R$ 5 mil até o momento em toda a operação, que já dura desde a quarta-feira até esta terça (17), ininterruptamente”.

Jornal da Chapada

Leia também:
Frente fria pode fazer chover na Chapada Diamantina nos próximos dias
Está parecendo uma ‘Torre de Babel’, diz presidente da Cifa sobre combates aos incêndios na Chapada
ICMBio combate cinco focos de incêndios simultâneos no Parque Nacional da Chapada Diamantina
Fotos e vídeos: Visita de campo revela estragos dos incêndios na Chapada Diamantina; confira aqui

Etiquetas
Mostrar mais

Jornal da Chapada

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar
Pular para a barra de ferramentas