Na sua décima primeira edição, a Alvorada dos Ojás, evento organizado pelo Coletivo de Entidades Negras (CEN), exerce no Novembro Negro o papel de conscientização pela vida e liberdade religiosa do povo negro. Esse ano, o evento terá início no dia 19 (quinta-feira), com o seminário Liberdade Religiosa e o Sistema de Justiça, que acontecerá no Hotel Sheraton da Bahia, no Campo Grande, a partir de 8h, reunindo membros do movimento negro e representantes da Defensoria Pública (DPE) e do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA).
No mesmo dia, à noite, líderes religiosos e filhos de santo começam a amarração dos ojás (tecidos sagrados do candomblé) em árvores do Dique do Tororó, Campo Grande, Corredor da Vitória e bambuzal do Aeroporto. O objetivo é pedir paz e defender o direito dos adeptos dos cultos afro-brasileiros realizarem seus rituais e preceitos livremente.
A programação da alvorada continua no dia 22, com um grande show em defesa da liberdade religiosa, às 10h da manhã, no Dique do Tororó. Grandes artistas negros da Bahia participarão do evento. Entre eles, os cantores Lazzo Matumbi, Márcia Short, Ninha, a banda Toque de Alabês, o cantor Tote Gira, o MC Xarope (com a banda Laroye), o grupo Só Samba de Roda e intervenções poéticas de Pareta Calderasch.
Já no dia 28, para encerrar a programação, um ato de reverência ao Busto de Mãe Gilda será realizado no Parque do Abaeté (Itapuã). A ialorixá Gildásia dos Santos, homenageada na escultura, se tornou símbolo do combate à intolerância há 16 anos, após morrer devido a problemas de saúde resultantes da perseguição religiosa que sofreu pela Igreja Universal.
SERVIÇO
O QUE: Alvorada dos Ojás – Tributo pela vida e Liberdade Religiosa
QUANDO: 19 de novembro – Seminário Liberdade Religiosa e Sistema de Justiça – Hotel Sheraton, Campo Grande, a partir de 8h
19 de novembro – Amarração dos ojás nas árvores do Campo Grande, Dique do Tororó, Corredor da Vitória e bambuzal do Aeroporto – Concentração na ABAM, Pelourinho, às 20h
22 de novembro – Grande show em defesa da liberdade religiosa – Dique do Tororó, 10h
28 de novembro – Ato de reverência ao Busto de Mãe Gilda – Parque do Abaeté, 8h
ENTRADAS GRATUITAS