Ícone do site Jornal da Chapada

Vale do Capão: Fogo cresce próximo ao Morro Branco e brigadistas lutam para conter chamas

foto6
A fumaça se espalha pelo Vale do Capão e os brigadistas seguem atuação para controlar o fogo na área do Morro Branco | FOTO: Divulgação/ACV-VC |

A quarta-feira (18) no Vale do Capão é de muito trabalho para os brigadistas que atuam para conter o fogo que segue destruindo área próxima ao Morro Branco. De acordo com boletim da Associação de Condutores de Visitantes Vale do Capão (ACV-VC), enviado ao Jornal da Chapada, o combate continua com cerca de 10 brigadistas. Por volta das 11h da manhã, uma brigada do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) também subiu a serra para combater o fogo e reforçar a atuação na área atingida. “A linha oeste, que é onde a brigada voluntária se encontra, e as linhas leste e sudeste continuam crescendo”, aponta a direção da ACV-VC.

Leia também
[Artigo]: Plano de ação para combate a incêndio na Chapada Diamantina; uma resposta ao vídeo do governo
Chamas no Vale do Capão são combatidas dia e noite; pane em helicóptero deixa brigadistas na serra
Rui se reúne com representantes de brigadistas e diz que momento é de crise; confira vídeo
Focos de incêndios seguem destruindo o Parque Nacional da Chapada Diamantina
Campanhas de universidades arrecadam doações para brigadistas que combatem o fogo na Chapada

Fotos da ACV-VC do fogo na área do Morro Branco:

Durante a tarde, brigadas aguardam informações dos combatentes para traçar nova estratégia. Nesta quarta, apenas dois aviões jogaram água uma vez nos focos do Morro Branco. “O helicóptero disponível para combate somente apareceu depois que os brigadistas já estavam em ação. No momento, a Bahia Drones está junto com a nossa equipe se direcionando para o fundo do Vale para fazer o sobrevoo da área e auxiliar os combatentes em ação e os que irão subir no final da tarde”. De acordo com a ACV-VC, a atuação vai seguir durante a noite. A organização deve enviar uma outra brigada por volta das 16h ou 17h.

Fotos de Tayne Luz da queimada em Ibicoara:

Mais focos
Continuam ainda os combates na região de Mucugê, onde atuam brigadistas em duas frentes. O fogo permanece também em regiões como o Morro do Pai Inácio (na divisa entre Lençóis e Palmeiras), localidades de Seabra e em área do município de Ibicoara. De acordo com a comunicóloga Tayne Luz, que acompanha de perto as operações em Ibicoara, o fogo de turfas ainda é uma ameaça no Vale do Lacrau, e segue sendo monitorado por brigadistas voluntários. “Outro grande incêndio que está vindo de Mucugê, ameaça Ibicoara na região do Machombongo, brigadistas voluntários já estão em alerta”, relata o site Casca Public.

Confira vídeo do fogo em Jacobina:

Fogo em Jacobina
Há fogo ainda no município de Jacobina, na Chapada Norte. Em vídeo publicado no Facebook por Saulo Côrte Araújo, as chamas já estão nas serras que ficam próximas à cidade. A página Simões Turismo & Artigos para Camping, compartilhou o vídeo do fogo em Jacobina e emitiu nota falando da preocupação com o meio ambiente nesse período de longa estiagem.

“Vamos nos conscientizar mais em relação ao meio ambiente, sabemos que nesse período seco as queimadas se propagam com mais intensidade. Então, para evitar mais queimadas nas Serras de Jacobina, assim como em outros locais, não faça fogueiras, elas prejudicam o solo e representam grande risco de incêndios florestais. Não jogue bitucas de cigarro acesas na natureza, apague e traga de volta o seu lixo. E jamais queime qualquer tipo de lixo”.

Jornal da Chapada

Leia também:
Frente fria pode fazer chover na Chapada Diamantina nos próximos dias
Está parecendo uma ‘Torre de Babel’, diz presidente da Cifa sobre combates aos incêndios na Chapada
ICMBio combate cinco focos de incêndios simultâneos no Parque Nacional da Chapada Diamantina
Fotos e vídeos: Visita de campo revela estragos dos incêndios na Chapada Diamantina; confira aqui
Brigadistas cobram prevenção contra incêndios na Chapada Diamantina; fogo segue destruindo a região

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas