Ícone do site Jornal da Chapada

Trilha da Fumaça funciona normalmente no Vale do Capão; a recomendação é utilizar guias

foto5
Uma das trilhas para a cachoeira da Fumaça dá acesso a uma visão surpreendente da queda | FOTO: Chapada Trip |

A trilha que dá acesso à cachoeira da Fumaça, no Vale do Capão, distrito de Palmeiras, na Chapada Diamantina, segue com funcionamento normal – uma boa notícia para quem está de malas prontas para viajar à região neste final de ano. Nesta quarta-feira (9), o Jornal da Chapada procurou a Associação dos Condutores de Visitantes do Vale do Capão (ACV-VC) e obteve a confirmação de que um dos mais procurados pontos turísticos está aberto para a visitação. Conforme aponta o chefe da brigada voluntária do Capão (BV-VC), Thayron Augusto, a única recomendação é que a trilha seja feita sob a supervisão de um guia local.

Thayron Augusto é chefe da brigada voluntária do Vale do Capão | FOTO: Reprodução/Facebook |

Leia também:
Trabalhos de combate ao fogo na Chapada Diamantina continuam; confira situação atual

Fogo na Chapada: Ibicoara tem duas trilhas para cachoeiras interditadas e combate é intensificado

Brigada alerta para fogo que se aproxima de casas e da área urbana em Lençóis; chamas voltam no Capão

Fogo na Chapada: Fumaça é novamente fechada e mais três atrativos da região têm visitação suspensa

“A Fumaça ficou interditada por dois dias, mas agora já está liberada. O fogo não está mais na área da cachoeira, está agora em direção a outra cachoeira, a do 21. A gente recomenda que quem quiser visitar a Fumaça as portas estão abertas, e que contrate um guia local, caso aconteça alguma coisa, ou incêndio, ele vai saber como agir na hora. A cachoeira está aberta e está valendo muito esse passeio”, informa Thayron ao Jornal da Chapada.

A ACV-VC segue com o monitoramento do fogo e já emitiu convocatória na tarde desta quarta para que todos os brigadistas se dirijam à sede para montar as equipes e continuar o combate de forma revezada. “Estamos precisando de apoio para combater os focos trabalhando em revezamento. [Atualmente] os materiais que estamos precisando com urgência são antena motorola, EP 450, bateria EP 450 e carregador EP 450”, aponta a direção da associação.

A trilha tem cerca de seis quilômetros e é uma das mais procuradas na Chapada Diamantina | FOTO: Divulgação/Cris Mendez |

Conforme publicado pelo Jornal da Chapada, não há motivos para cancelar a viagem para a Chapada Diamantina. Mesmo com os estragos à biodiversidade, os incêndios florestais não afetam a grande maioria dos pontos turísticos da região. A Associação Comercial do Turismo Auto Sustentável do Distrito de Caeté-Açu (ACOMTUV), entidade que representa os interesses dos pequenos e médios empresários do Vale do Capão, no município de Palmeiras e região circunvizinha, esclarece que a destruição causada pelo fogo não atingiu áreas do Vale do Capão, onde estão os pontos turísticos preferidos pelos visitantes.

A grande maioria das trilhas continua preservadas e intactas para a prática do ecoturismo. A ACV-VC confirma que no Capão não há nenhum atrativo que deve ser evitado. E não é por falta de atrativos que o Vale se destaca. O visitante tem a opção de trilhas mais longas, como a que segue do Capão para a cidade de Lençóis, ou as mais curtas, como as que ligam pontos turísticos e algumas comunidades, Riachinho, Rodas, Angélica, Batista entre outros.

Jornal da Chapada

Leia também:
Chapada: Brigada critica falta de suporte da prefeitura de Lençóis a voluntários que combatem fogo
Bombeiro é desligado da equipe que atua no fogo na Chapada Diamantina por cobrar diárias
Fogo na Chapada: Presidente da Cifa questiona atuação do corpo de bombeiros e pede presença de major

Confira imagens do Vale do Capão:

1 / 15

Leia também
Fogo na Chapada: Chefe da brigada do Capão aponta ineficiência do governo e pede ajuda de aeronave
Mesmo com incêndios, visitação ao Parque Nacional da Chapada Diamantina não está interrompida
Vale do Capão tem trilhas para cachoeiras e histórias da Chapada Diamantina

Confira vídeo publicado por internautas nas redes sociais:

Incêndios no Vale do Capão: Photrilha acompanha brigadistas voluntários no combate ao fogo from Marcelo Issa on Vimeo.

Geralmente o projeto Photrilha está envolvido com os assuntos lazer, fotografia e vídeo, já que é um projeto que une passeios registrados no Vale do Capão. Mas, além da fotografia e vídeo, o projeto aborda também a questão dos incêndios no Vale do Capão e a ajuda valiosa da comunidade e também da brigada voluntária da ACV-VC, Associação de Condutores de Visitantes do Vale do Capão.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas