Apesar da crise hídrica brasileira e da complexidade na implementação do saneamento básico na Bahia, o Governo do Estado, através da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), fecha 2015 com investimentos que ultrapassam a casa dos R$ 550 milhões (R$ 556,8 milhões) em sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, em especial nas áreas rurais, cujas dificuldades da população são maiores. Com isso, realiza o sonho de, aproximadamente, 600 mil moradores, que há muito esperavam ter água potável em suas torneiras.
De acordo com o secretário de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, Cássio Peixoto, é prioridade do Executivo estadual levar cada vez mais água aos baianos. “Nossa meta é chegar cada vez mais às comunidades dispersas, nas zonas rurais, onde a água é um recurso valioso para a sobrevivência da população e o desenvolvimento local”, enfatiza. Para ele, a felicidade estampada nos rostos dos moradores beneficiados independe do valor aplicado. “Em todas as inaugurações, a gratidão e a satisfação dessas comunidades são indescritíveis. Afinal, junto com a água, levamos esperança de vida melhor e desenvolvimento para comunidades rurais em todo o Estado”, pontua.
Ele destaca a emoção da entrega das obras em Riachão das Neves e em Santa Rita de Cássia, na região Oeste do Estado, onde foram investidos recursos da ordem de mais de um milhão de reais para beneficiar quase 1.200 pessoas e, conforme os próprios moradores, tratou-se da realização de um sonho. A moradora Albertina Celestino de Freitas, 75, ansiosa pela chegada da água tratada na torneira, tem agora uma nova realidade.
“Não vou mais precisar comprar água mineral para beber e cozinhar. A água do poço tinha um gosto salgado e não era tratada, vamos continuar utilizando-a para molhar as plantas e dar água ao gado. Mas, agora, a nossa água de todo dia é da boa”.
Nova Redenção, Muritiba, Rio do Antônio, Planaltino, Glória, Jacobina, Conde, Tanhaçu, Porto Seguro, Manoel Vitorino, Mulungu do Morro, Jequié, Conceição da Feira, Bonito, Uibaí, Cravolândia, Planalto, Santa Maria da Vitória, Oliveira dos Brejinhos, Riacho de Santana, Encruzilhada, São José do Jacuípe, Mata de São João, Paulo Afonso, Itiruçu, Riachão das Neves, Santa Rita de Cássia, Conceição do Coité, Santo Antônio de Jesus, Camaçari, Teixeira de Freitas, Capim Grosso, Caravelas, Esplanada, Aporá e Acajutiba estão entre os municípios com localidades contempladas.
Na lista de cidades ainda constam Conceição do Almeida, Boa Vista do Tupim, Feira de Santana, Luís Eduardo Magalhães, Serrinha, Itaberaba, Cansanção, Senhor do Bonfim, Marcionílio Souza e Lamarão, entre outros, com sistemas de abastecimento prontos para a entrega à comunidade ou ordens de serviços preparadas para o início das obras. Por fim, Peixoto assegura que objetivo é fazer muito mais em 2016.