• Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Jornal da Chapada
Advertisement
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Jornal da Chapada
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Home Cidades

Frente Brasil Popular amplia debates contra o golpe e afirma que vai defender a democracia

Jornal da Chapada por Jornal da Chapada
17 março 2016 - 18h41
no Cidades, Curiosidades, Editorial, Menu Principal
0
foto678
Na capital baiana, as manifestações em defesa da democracia e contra o golpe começaram nesta quinta | FOTO: Reprodução |

Membros da Frente Brasil Popular da Bahia se reuniram na manhã desta quinta (17), na sede da Central Única dos Trabalhadores (CUT), em Salvador, para ampliar o debate em torno das lutas da sexta-feira (18), analisar o método construído pela extrema direita que ataca a democracia e fortalecer as articulações contra a política golpista em curso. Após o juiz federal Sérgio Moro ter vazado uma conversa entre a presidente da república, Dilma Rousseff, com o ex-presidente e atual ministro da Casa Civil, Luiz Inácio Lula da Silva, na noite da quarta-feira (16), instaurou-se um clima de revolta nos trabalhadores e trabalhadoras.

A Frente Brasil Popular, formada por diversos movimentos e organizações populares, diante do ocorrido, afirma que “é um absurdo o Poder Judiciário passar por cima do Poder Executivo e vazar a conversa para a imprensa”. Em nota, a Frente diz que “a ação é ilegal e precisa ser apurada com seriedade e em caráter de urgência”.

Cenário Político
Avaliando o atual cenário político, os trabalhadores afirmam que está acontecendo um processo em que as forças das classes estão sendo medidas, “aparadas por um estado burguês que quer, a qualquer custo, derrubar a democracia brasileira”. Sérgio Gabrielli, ex-presidente da Petrobrás, enfatiza que a proposta da extrema direita, que está nas ruas e no poder, é inviabilizar o Governo, isolando a presidente. “Precisamos fazer a disputa nas ruas e uma gigantesca manifestação”, diz Gabrielli. A Frente salienta também, que as lutas são para garantir a democracia e “este é o momento da classe trabalhadora ocupar as ruas”.

Em defesa da democracia
Na capital baiana, as manifestações em defesa da democracia e contra o golpe começam na tarde desta quinta-feira (17) com uma grande vigília na Reitoria da Universidade Federal da Bahia (Ufba). Milhares de estudantes, sindicalistas, jovens, mulheres, negros e negras, LGBTs, pastorais e partidos políticos, intelectuais, religiosos e artistas, estão sendo esperados para se somar as lutas.

Enquanto isso, diversas intervenções com panfletagem, lambe lambe, grafitagem e agitação e propaganda mobilizam a classe trabalhadora no subúrbio de Salvador. No dia 18, uma grande marcha percorrerá o centro da cidade. A concentração está marcada às 15 horas, no Campo Grande. Além disso, as manifestações acontecerão também em diversas cidades do interior, como Juazeiro, Eunápolis, Vitória da Conquista, Guanambi, Itabuna, dentre outras. As informações são Coletivo de Comunicação do MST na Bahia.

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads
  • Compartilhar no Reddit(abre em nova janela) Reddit
  • Compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
  • Imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Envie um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail

Relacionado

Post Anterior

Chapada: Blog do município de Seabra recebe apoio de internautas após ameaças

Próximo Post

Leur Lomanto Jr. defende expulsão imediata de Mauro Lopes do PMDB e rompimento com o governo

Próximo Post

Leur Lomanto Jr. defende expulsão imediata de Mauro Lopes do PMDB e rompimento com o governo

Por favor login para participar da discussão
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • INÍCIO
  • JORNAL DA CHAPADA
  • ASSESSORIA
  • MUNICÍPIOS
  • ENTREVISTAS
  • POLÍTICA
  • SÃO JOÃO

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.