A brigada voluntária de combate a incêndios florestais da Associação de Condutores de Visitantes do Vale do Capão (ACV-VC) denuncia a ausência da participação do Estado em debates e elaboração de planos estratégicos para prevenção aos incêndios. Segundo nota enviada pela ACV-VC, “nunca houve efetivamente a prevenção de incêndios com estrutura razoável de equipamentos e humanos na Chapada Diamantina”.
Os brigadistas voluntários cobram dos órgãos competentes que administram o Parque Nacional da Chapada Diamantina e o governo estadual, responsável pelas Áreas de Proteção Ambientais, e áreas de amortecimento do parque, a presença e competência no envolvimento de todas as entidades no processo para definir os planos de combates e prevenção de incêndios.
Os membros da associação acreditam que o combate aos incêndios dentro e fora do parque precisa do envolvimento de todos, devido ser uma área extensa e de acesso difícil. Na nota eles dizem estarem “abertos para reuniões”. “Pedimos que repassem com urgência materiais adequados para combater os incêndios florestais”.
Jornal da Chapada