• Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Jornal da Chapada
Advertisement
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Jornal da Chapada
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Home Cidades

Governo deve ampliar e fortalecer a reforma agrária, diz Valmir sobre anúncios de Dilma

Jornal da Chapada por Jornal da Chapada
1 abril 2016 - 15h39
no Cidades, Curiosidades, Editorial, Menu Principal
1
Governo deve ampliar e fortalecer a reforma agrária, diz Valmir sobre anúncios de Dilma
foto67
Dilma assina decretos de desapropriação de terras para reforma agrária e para comunidades quilombolas | FOTO: Mayrá Lima |

Desapropriação de terras para a reforma agrária e para a regularização de territórios quilombolas estão entre as medidas anunciadas pela presidente Dilma Rousseff (PT), nesta sexta-feira (1º). Durante cerimônia com movimentos sociais ligados ao campo e à luta pela terra e integrantes de comunidades negras, também foi lançado um edital para o sistema de igualdade racial do Brasil. Presente ao ato, o deputado federal Valmir Assunção (PT-BA), militante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) na Bahia, disse que o governo federal dá um passo importante para o fortalecimento das ações de reforma agrária no país.

“O governo deve ampliar e fortalecer ainda mais setores para focar no modelo sustentável de assentamento, com viabilidade econômica e que tenha ainda uma vertente para o desenvolvimento territorial. Foram 21 decretos, para desapropriação de terras em 14 estados diferentes. Os quatro decretos para quilombolas totalizam 21 mil hectares de área oficial para essas comunidades”, diz Assunção ao lado do também federal João Daniel (PT-SE). “Precisamos, na verdade, avançar a passos largos. Temos que enterrar a tentativa de golpe e colocar os movimentos sociais nas ruas”, frisa o deputado baiano.

Para Dilma, a dificuldade de acesso à terra tem sido, desde o início da história do país, uma das razões para a desigualdade. Ela também diz que o acesso à terra é imprescindível. “Um país nascido da miscigenação não pode compactuar com o racismo. Muito do que temos devemos a essas raízes. Esses decretos representam mais do que o acesso à terra, são um esforço para diminuir a desigualdade. E isso é só um começo. O Estado brasileiro tem o dever de apoiar estes novos agricultores rurais. Não há democracia quando os direitos de alguns são atropelados pelos arbítrios de outros”, aponta a presidente.

Durante sua fala, a ministra da Cidadania Nilma Lino disse que atualmente “as mulheres representam 93% dos beneficiários do programa”. Conforme informações do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), comandado atualmente por Patrus Ananias, o governo, em 2015, regularizou 78.289 mil hectares de terras quilombolas, beneficiando 6.469 famílias em áreas de proteção à cultura negra no Brasil.

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads
  • Compartilhar no Reddit(abre em nova janela) Reddit
  • Compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
  • Imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Envie um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail

Relacionado

Post Anterior

Salvador: Prefeito ACM Neto determina corte de salários dos grevistas

Próximo Post

Ministro da Justiça pede que as pessoas “baixem a bola” nas discussões políticas

Próximo Post
Ministro da Justiça pede que as pessoas “baixem a bola” nas discussões políticas

Ministro da Justiça pede que as pessoas “baixem a bola” nas discussões políticas

Por favor login para participar da discussão
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • INÍCIO
  • JORNAL DA CHAPADA
  • ASSESSORIA
  • MUNICÍPIOS
  • ENTREVISTAS
  • POLÍTICA
  • SÃO JOÃO

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.