• Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Jornal da Chapada
Advertisement
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Jornal da Chapada
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Home Cidades

Governo da Bahia implementa ações específicas para comunidades indígenas

Jornal da Chapada por Jornal da Chapada
20 abril 2016 - 09h21
no Cidades, Curiosidades, Educação, Menu Principal
0
Governo da Bahia implementa ações específicas para comunidades indígenas
sdr
O objetivo é fortalecer a diversidade da agricultura familiar | FOTO: Divulgação/SDR |

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), vem investindo em importantes ações de inclusão socioprodutiva e de assistência técnica e extensão rural (ATER), específicas para os povos indígenas do estado. O objetivo é fortalecer a diversidade da agricultura familiar, dando condições para melhorar a renda e a produtividade dos agricultores familiares, responsáveis por 70% da produção dos alimentos que chegam à mesa dos baianos. Para o titular da SDR, Jerônimo Rodrigues, todos os agricultores familiares devem ser contemplados com as políticas públicas, exercendo seu papel como cidadãos. “Precisamos de um olhar diferenciado para que possamos atender a públicos diferenciados, fortalecendo a produção, a assistência técnica e extensão rural, melhorando a vida dessas comunidades de povos tradicionais, como os indígenas e quilombolas, respeitando suas culturas, religiões e formas de produzir”, afirma Rodrigues.

O diretor de ATER, Jazon Junior, da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), órgão da SDR, destaca que historicamente os povos indígenas foram invisíveis aos projetos de extensão rural desenvolvido no estado e no país. “Com a criação da Política Estadual de ATER (Lei nº 12.372/2011), que estabeleceu os povos indígenas como potenciais beneficiários da agricultura familiar, o Estado vem criando as condições e os instrumentos necessários para inserção desses povos no desenvolvimento rural do estado”. Atualmente, no Sul da Bahia, 720 famílias de agricultores familiares indígenas, nos municípios de Una, Ilhéus, Pau Brasil e Camacan, estão sendo beneficiadas com os serviços de ATER, por meio de chamada pública da Bahiater. As atividades englobam visitas técnicas, visitas de campo, projetos de inclusão produtiva, articulação e acessibilidade a outras políticas públicas, ações que incluem desde a capacitação, a exemplo do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Ações regionais
Por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), no edital de subprojetos socioambientais do Bahia Produtiva foram classificados 17 projetos, em oito Territórios de Identidade, no valor de R$ 2,7 milhões, beneficiando 371 famílias indígenas. Os Projetos Gente de Valor e Pró-Semiárido, também da CAR, vêm desenvolvendo 18 convênios socioprodutivos com associações dos municípios de Banzaê, Abaré e Glória, nas aldeias Kantaruré, Tumbalalá, Tuxá e Kiriris, beneficiando 1.399 indígenas, de 319 famílias. O cacique da etnia Tuxá Kionahá, Gilberto Barros ‘Giba Tuxá’, reconhece que o governo vem oferecendo, nos últimos anos, muitas oportunidades e os indígenas passaram a ter um espaço nas políticas públicas. “Nós temos disponibilidade para trabalhar e temos que aproveitar as oportunidades que o poder público tem oferecido para nós”, diz.

Para realizações de convivência com o semiárido foi investido 1,7 milhão, em sistemas de abastecimento de água, biodigestor, quintais produtivos, barragens e cisternas de produção. Esses convênios abarcam também a aquisição de equipamentos, capacitações e consultorias, visando gerar renda e qualidade de vida para essas comunidades indígenas, além de capacitá-los em associativismo e gestão de convênios. Na perspectiva do enfrentamento da pobreza e do desenvolvimento sustentável, foi construída uma unidade de beneficiamento de mandioca e fábrica de biscoitos em Banzaê, beneficiando 218 famílias. O total dos recursos investidos foi de R$ 4,4 milhões em diversas atividades a exemplo de assistência técnica, assessoramento técnico, aquisição de equipamentos motoforrageiros, audiovisuais e de informática, aviários, viveiros de mudas e capacitações nas áreas de infraestrutura hídrica, inclusão produtiva e desenvolvimento social e organização. 

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads
  • Compartilhar no Reddit(abre em nova janela) Reddit
  • Compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
  • Imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Envie um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail

Relacionado

Post Anterior

Deputado protesta contra aumento de energia e tarifas de transportes na Bahia

Próximo Post

Renan Calheiros quer que presidente do STF assuma condução do impeachment após admissibilidade

Próximo Post
Renan Calheiros quer que presidente do STF assuma condução do impeachment após admissibilidade

Renan Calheiros quer que presidente do STF assuma condução do impeachment após admissibilidade

Por favor login para participar da discussão
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • INÍCIO
  • JORNAL DA CHAPADA
  • ASSESSORIA
  • MUNICÍPIOS
  • ENTREVISTAS
  • POLÍTICA
  • SÃO JOÃO

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.