Um rapaz de 28 anos foi preso em flagrante na manhã desta quarta-feira (3), na cidade de Iramaia, na Chapada Diamantina, acusado de exercer a profissão de médico ilegalmente no hospital municipal. De acordo com a delegada titular do município, Ana Beatriz de França, o rapaz se formou na Bolívia e substituía informalmente outros médicos em plantões da unidade de saúde há três anos. O site G1 entrou em contato com a Secretaria Municipal da Saúde, mas não conseguiu contato até o fechamento desta reportagem.
Conforme a delegada Ana Beatriz, o homem foi preso após denúncia. Ele é natural do Acre, mas mora em Feira de Santana, a cerca de 245 quilômetros de Iramaia. O suspeito estava com um documento falso do Conselho Regional de Medicina da Bahia (Cremeb), que pertencia a outro médico, mas, segundo a delegada, nunca foi utilizado por ele.
“O documento de registro dele é falso, mas sabemos que ele nunca precisou utilizar. Ele será autuado pelo exercício ilegal da profissão e falsificação de documentos. Ficamos sabendo da situação através de uma denúncia feita Conselho Regional de Medicina em Jequié [no sudoeste da Bahia] e começamos a investigação”, explicou.
De acordo com a delegada, não há queixas de pacientes na unidade policial contra o médico. O homem contou na delegacia que não regularizou a situação profissional por questões financeiras. O rapaz continua preso na delegacia de Iramaia à disposição da Justiça. As informações são do G1.