Contratação de funcionários no perfil ideal, gestão de pessoas, como inovar na crise e planejamento. Estes foram alguns dos temas abordados durante o II Encontro Regional do Varejo de Alimentos e V Fórum de Fortalecimento do Varejo Supermercadista, realizados nesta quinta-feira, 18, em Itaberaba. Os eventos, que ocorreram simultaneamente na Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB) local, são resultado da parceria do Sebrae com a rede de minimercados Numerc, Associação Baiana de Supermercados (Abase) e o Sindicato dos Supermercados e Atacados de Autosserviço do Estado da Bahia (Sindsuper).
Participaram mais de 280 pessoas de diferentes municípios da região, como Itaberaba, Boa Vista do Tupim, Ruy Barbosa, Iaçu, Salvador, Feira de Santana, Senhor do Bonfim e Macajuba. Durante todo o dia, empresários, potenciais empreendedores e colaboradores de empresas participaram de palestras voltadas para o segmento, além da capacitação em 3D Sebrae360°. Na abertura, o presidente da Abase e sócio-diretor da Rede Mix, João Cláudio Nunes, ressaltou a importância do associativismo e de capacitações para fortalecer o segmento. “Não dá para sobreviver sozinho. Entendemos a necessidade do nosso setor de se qualificar. Nós nos desenvolvemos através dessa troca de conhecimentos”.
Uma das palestras do dia foi sobre a gestão de estoques, ministrada por Adolfino Neto, que apresentou processos desde a entrada até a saída dos produtos, para melhorar o nível de acuracidade. “Falamos muito que estoque é dinheiro, então precisamos controlá-lo em alto nível, como controlamos o dinheiro em caixa. Para isso, é necessário criar processos documentados”, explicou.
Em sua palestra, que teve o tema “Inovar na gestão do estoque, os dez mandamentos” ele destacou a importância de ter um funcionário para observar os movimentos, registrar e melhorar os processos da gestão de estoques, o “décimo mandamento”. “É preciso ter alguém que faça o trabalho de planejamento e controle do estoque. A partir disso, o empresário conseguirá alcançar todos os outros mandamentos, como controle de tempo e inventário, criando uma cultura do estoque correta”, considera.
Atento às orientações, o empresário da Rede K de Feira de Santana, Antonio de Deus, pretende implantar mudanças no seu mercado. “Viemos em busca de conhecimento e com certeza o adquirimos. É um aprendizado que nos ajuda no trabalho. Gostei, principalmente, da parte de estoques, pois vi como é importante controlar melhor essa área, ter maior conhecimento do que está dentro da loja”, contou.
Já o palestrante Ângelo Veiga falou sobre a importância do planejamento participativo para as empresas e como envolver a equipe na gestão exitosa de um negócio. Em sua apresentação, Veiga também trouxe exemplos de empresas de sucesso e como elas enfatizam o planejamento e sua associação ao desenvolvimento dos colaboradores. “Você precisa ter pessoas certas nos lugares certos, com habilidades, competências e conhecimentos para executar o que foi planejado”, detalhou. A programação de palestras também abordou a importância do controle financeiro e administrativo e do bom atendimento.
A técnica do Sebrae e gestora do projeto de Varejo de Alimentos, Lúcia Leite, explica que a série de capacitações com especialistas em minimercados realizada buscou estimular a competitividade e o crescimento dos negócios. “As palestras, bem como o Sebrae360°, trabalharam temas sobre o dia a dia do empresário”, avaliou. O encontro também deu oportunidade para a realização de negócios e parcerias, com a visita a estandes de 25 empresas de Itaberaba e região que expuseram seus produtos.
Sebrae360°
Após passar por Itabuna e Feira de Santana, Itaberaba foi a terceira cidade do interior da Bahia a receber a capacitação Sebrae360° voltada para o segmento de varejo de alimentos. Trata-se de uma plataforma em 3D, interativa, que simula o ambiente de um minimercado modelo, com aplicações reais de técnicas de gestão. Na ocasião, consultores do Sebrae tiraram dúvidas e orientaram os participantes.
Um deles foi o empresário Joãozito Brandão, que pretende aplicar, no seu mercado, as dicas que aprendeu sobre organização de prateleiras. “Se você arrumar os produtos nos locais corretos, melhora a visibilidade e é possível conseguir mais vendas. Aprendi muito das instruções também. A partir desse assunto, vou separar corretamente as seções de alimentos”, garantiu o empresário.
O ambiente de minimercado foi o escolhido para o lançamento do Sebrae360° por ser considerado o segundo maior em número de pequenos negócios no Brasil, representando 6% do PIB nacional e 35% das vendas do setor supermercadista, segundo dados da Pesquisa Minimercados no Brasil – Sebrae 2015.
Participaram do encontro o presidente da Rede Numerc, Florisvaldo Oliveira; Mauro Rocha, superintendente da Abase; Francisco Queiroz, presidente da CDL Itaberaba; Maria José Novais, vice-prefeita de Itaberaba; representantes do Banco do Nordeste e Sicoob, além de empresários da região e das redes de Itaberaba (Numerc), Feira de Santana (Rede K) e Salvador (Rede Forte). As informações são da Agência Sebrae de Notícias.