Uma emenda alterando a proposta de reforma do ensino médio e recolocando como obrigatória a oferta de conteúdos de filosofia, sociologia, artes e educação física na grade curricular foi aprovada na última terça-feira (13) na Câmara dos Deputados. As disciplinas, antes previstas pela Lei de Diretrizes e Bases, que rege a educação no país, haviam sido excluídas na medida provisória apresentada pelo atual governo em setembro deste ano.
Desta feita, 324 deputados votaram a favor e apenas cinco contrários a recolocação das matérias. O texto aprovado na Câmara, porém, não fala em disciplinas específicas, mas sim em “estudos e práticas” que devem ser inseridos na Base Nacional Comum Curricular, documento que definirá quais os conteúdos comuns a todas as escolas do país.
Isso significa que esses estudos não necessariamente ocorrerão por meio de disciplinas separadas –caberá à base e às redes de ensino a definição desse modelo. Atualmente, os conteúdos que deverão fazer parte da base nacional curricular estão em discussão no Conselho Nacional de Educação. Com informações da Folha de S.Paulo.