A prefeitura de Nova Redenção, na Chapada Diamantina, do ‘Governo da Reconstrução”, por meio da Secretaria de Ação Social (SAS), está promovendo a capacitação dos conselheiros tutelares dos direitos da criança e do adolescente. O principal objetivo é capacitar os profissionais eleitos em 2016, além de reciclar os conhecimentos dos veteranos para que venham a ser reconduzidos de forma a dar-lhes noções gerais dos limites de sua atuação, além de abordar questões sobre a estrutura e funcionamento do Conselho Tutelar e dos direitos e deveres dos mandatários.
São cinco os conselheiros tutelares em nosso município: Osvaldo dos Santos Barbosa, Maria Taisa Ramos Souza, Tatiana Borges de Oliveira, Sandra Nunes Tomaz Santos e Claudete Braga Carvalho, além dos suplentes. Vale ressaltar que desde que foram eleitos, estão sendo capacitados somente agora, no governo de Guilma Soares (PT).
Convidada para palestrar e capacitar os conselheiros, a professora e advogada Solange Pimentel acumula vasta experiência no assunto. Ela é ex-conselheira Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Ceca); ex-coordenadora da rede de apoio e proteção à criança, o adolescente e a família, com parceria do Ministério Público estadual da Bahia, da SEC junto à coordenação da infância e juventude. Antes da apresentação do conteúdo programático da capacitação, a prefeita Guilma foi convidada a falar sobre a criação do conselho tutelar, em Nova Redenção.
“O Conselho Tutelar foi uma conquista da gestão 2006, do então prefeito Ivan Soares, hoje, líder político do município e secretário de Saúde. Foi ele quem encaminhou o projeto de implantação do conselho para a Câmara de Vereadores, quando alguns deles não aprovaram, tendo sido necessário que a secretaria de ação social se unisse ao Conselho Municipal de Ação Social (CMAS), convocando, assim, toda a comunidade redençoense para fazer manifesto em frente à Câmara de Vereadores, para, em seguida, denunciarmos a situação ao ministério público, na pessoa de Dra. Lolita que prontamente determinou que o conselho fosse finalmente implantado, comparecendo inclusive à posse dos primeiros conselheiros tutelares”.
O evento contou com as presenças da prefeita Guilma, do vice-prefeito Ademar Martins, do secretário de Saúde Ivan Soares, da secretária de ação social Gilda Meire de Oliveira, da assistente social Patrizia dos Anjos Teles, secretários e chefes de departamentos da prefeitura, presidentes de comunidades da zona rural e representantes da sociedade civil. Jornal da Chapada com informações da Assessoria.