Uma criança de 3 anos foi internada em Feira de Santana com suspeita de febre maculosa, doença que pode ser transmitida pela picada de carrapato. A suspeita foi levantada após a criança se queixar de uma dor na cabeça e os pais encontrarem um carrapato nela. O carrapato encontrado na menina é da espécie “estrela”, que geralmente aparece em animais de grande porte como bois e cavalos. A menina recebeu alta no início da tarde desta quarta-feira (26) do Hospital Estadual da Criança.
De acordo com a mãe da criança, ela está bem e com quadro clínico estável. Ela vai precisar retornar ao hospital a cada 15 dias para fazer exames. O resultado do exame de diagnóstico da doença deve sair no prazo de 30 a 45 dias, segundo a mãe da menina. A doença suspeita causa, entre outros sintomas, náuseas, febre alta, erupções nas mãos e nos pés.
O pai da criança contou que a menina começou a passar mal no dia 16 de julho, quando teve febre de 40 graus. Ele também disse que a criança teve diarreia e vômito. Primeiro, os pais disseram que acharam que a criança tinha comido algo que não tinha feito bem. No entanto, no dia seguinte, a menina piorou e acabou sendo internada no Hospital da Criança, onde a suspeita da febre maculosa foi levantada.
Após isso, vizinhos da família da criança, que moram no bairro Santo Antônio dos Prazeres, ficaram preocupados com o risco de serem também contaminados. Uma amostra de sangue da criança foi recolhida e encaminhada para a Secretaria Municipal de Saúde, que já enviou o material para análise do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), localizado em Salvador. O resultado do exame deve ficar pronto entre 30 e 40 dias. A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) informou que nunca foi registrado no estado casos de febre maculosa. Jornal da Chapada com informações de G1BA.