Uma campanha da montadora de automóveis francesa, Renault, causou revolta em internautas nordestinos esta semana. A divulgação afirma que “viajar quebra preconceitos”, mas o que acaba sendo exaltado são os estereótipos preconceituosos alimentados por outras regiões do país, como o sudeste. Em uma das peças de publicidade um turista aparece fazendo uma live em uma rede social reclamando que nordestino é preguiçoso, porque são 10h da manhã e o comércio está fechado. Isso perdura até que alguém diz ao protagonista que é domingo. Na outra, o pai da família que passava férias na Bahia sugere que eles evitem o atraso porque “os baianos têm outro ritmo”, “têm GPS, mas devem ter se perdido”. Ao saírem do hotel, eles encontram o motorista que os levará ao aeroporto de prontidão.
Um internauta chegou a sugerir boicote à montadora e direcionou o post aos empresários da Renault. Outro compartilhou o vídeo dizendo que a empresa francesa vê o nordestino como preguiçoso, vagabundo, que não gosta de trabalhar. “Marca lixo!”, escreveu. Um terceiro internauta propôs que o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) puna a empresa pelo comercial. “A fabricante de carros Renault foi muito infeliz em menosprezar os nordestinos no seu mais recente anúncio. Cuidado, nordestino adora carro”, observou outra internauta. A Renault chegou a patrocinar os posts nas redes sociais com os vídeos, mas depois da repercussão negativa, as publicações sumiram. Jornal da Chapada com informações do Bahia Notícias.
Confira vídeos abaixo