O atual presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB) e prefeito do município de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro (PSD), enviou um áudio essa semana para todos os prefeitos da Bahia sobre a necessidade de realizar demissões como forma de superar os efeitos da crise financeira pela qual passam os municípios brasileiros, se adequando à nova realidade. “Recebemos a menor fatia do bolo tributário, mas temos as maiores obrigações”, disse Eures no áudio.
Segundo o político, esse ano, com a crise política e econômica, há menos recursos para as prefeituras. “Esse mês 40% menos chegará aos cofres municipais em relação ao ano anterior”, afirmou Ribeiro. Ele disse ainda que os gestores precisarão fazer cortes para conseguir cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal, por exemplo, que restringe o tamanho do quadro de funcionários das prefeituras.
A recomendação dada pelo presidente da UPB é que as prefeituras ‘apertem os cintos’ e enxuguem a máquina pública fazendo as demissões necessárias. “Infelizmente tirar emprego, tirar o pão da boca das pessoas, é muito difícil e requer do prefeito coragem. Mas é necessário ser feito, dado o momento que o Brasil atravessa. Recomendo a todos os prefeitos e prefeitas a enxugarem ao máximo seu quadro de funcionários”, finalizou.
Jornal da Chapada