A Semana Nacional de Trânsito em Itaberaba, cidade da Chapada Diamantina, tem sido de diversas ações promovidas pela Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT) da gestão ‘Cidade de Todos’, do prefeito Ricardo Mascarenhas (PSB), e parceiros, como a Polícia Militar (PM). Na última terça-feira (19) foi a vez dos estudantes de escolas da Rede Municipal de Ensino (RME) participarem da programação.
Na oportunidade, a equipe formada pela SMTT, 11º Batalhão de Polícia Militar (BPM), e a 9ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) realizaram ações educativas na Escola Municipal Doralice de Souza Sampaio, localizada na Avenida Luiz Viana Filho. As ações na escola foram a Blitz Educativa e o Cinema Rodoviário, que contou com a participação do instrutor Rubenilson Souza de Oliveira, membro da Junta Administrativa de Recursos de Infrações (JARI), dirigida aos alunos do 6º ano.
No Cinema Rodoviário os alunos assistiram a uma palestra, realizada em um ônibus de uma empresa parceira do evento, sobre noções básicas de segurança no trânsito, como o uso do cinto de segurança, da faixa de pedestre e do capacete, no caso dos motociclistas. Para o palestrante Rubenilson “o objetivo dessas conversas é conscientizar as crianças para o fato de que o trânsito pode ser muito melhor para todos se as regras básicas de segurança forem respeitadas. Neste sentido, é muito importante estarmos falando para eles que serão os condutores de amanhã”.
Na opinião de Ana Júlia Matos Araújo, de 11 anos, aluna do 6º ano da Escola Doralice, a palestra é muito importante porque acaba salvando vidas. “Eu achei a palestra muito importante porque quando as pessoas não respeitam a sinalização de trânsito, muitos acidentes acontecem”, disse Ana Júlia.
A Blitz Educativa
Após as palestras, que aconteceram pela manhã e à tarde, os alunos participaram de uma Blitz Educativa que, em frente à escola, abordou condutores para entregar material informativo sobre a Semana e a segurança no Trânsito, além de averiguar e corrigir possíveis irregularidades quanto ao uso dos equipamentos de segurança e o porte de documentos obrigatórios.
“Nosso objetivo com esta Blitz é informar e orientar, através de material educativo, tanto condutores quanto pedestres da necessidade de melhorar a segurança no trânsito para todos”, informou o superintendente Municipal de Trânsito e Transporte, Raul Jones. Jornal da Chapada com informações de assessoria.