O desfile de ao menos uma escola de samba carioca na Marquês de Sapucaí de 2018 será de debate político. É que a fotografia de uma fantasia do Paraíso do Tuiuiti, com uma série de referências aos protestos que antecederam o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), vazou na internet.
Integrantes da escola de São Cristóvão atravessarão a avenida vestidos com roupas como as da seleção brasileira de futebol, carregando um pato inflável amarelo, em alusão a um dos símbolos levados para as ruas pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), munidos de panelas e com uma mão gigante os fazendo de marionetes.
Embora o figurino não tenha sido divulgado oficialmente pela agremiação, a azul e amarela confirmou que ela fará parte de seu desfile, no último setor do enredo “Meu Deus, meu Deus, está extinta a escravidão?”. A escola lançará na passarela um questionamento sobre a situação atual dos trabalhadores brasileiros. Como já tinha sido adiantado pelo Globo, no último carro alegórico haverá um destaque representando o presidente Michel Temer, vestido de vampiro.
Além disso, uma das fantasias das alas, chamada de Guerreiro da CLT, trará um trabalhador sobrecarregado com várias tarefas, tentando se proteger do que a escola chama de “exploração patronal”. Como defesa, ele usa uma carcomida carteira de trabalho como escudo. Jornal da Chapada com informações de O Globo.