O paciente com febre amarela transferido do município de Itaberaba, na Chapada Diamantina, para Salvador, morreu no final da tarde deste domingo (14). A informação foi confirmada pela prefeitura municipal de Itaberaba, que emitiu nota de pesar lamentando o fato. “Infelizmente, o paciente com febre amarela transferido daqui para Salvador não resistiu e faleceu no fim da tarde desse domingo. Lamentamos muito a perda dos familiares. A prefeitura de Itaberaba está à disposição da família para qualquer necessidade”, aponta trecho da nota oficial.
A administração ainda reforçou a importância da luta contra o aedes aegypti e da vacinação para a população do município chapadeiro. “Neste momento triste, reforçamos a importância de faxinar os quintais e eliminar qualquer possível foco. Nada de acumular lixo ou água parada. Se não tomou vacina, procure a unidade mais próxima. Somos todos responsáveis pela erradicação dessas doenças transmitidas pelo aedes aegypti”, completa.
Existem em Itaberaba atualmente 13 salas de vacinação contra a febre amarela, incluindo o Ginásio de Esportes; Dires e Secretaria de Saúde. Conforme dados divulgados pela gestão, até agora 7.721 pessoas já foram vacinadas. São três carros fumacês pela cidade, além de aplicação de larvicidas em pó e borrifação em residências. A cidade chapadeira não é área de risco para a febre amarela, esse é um caso proveniente de São Paulo.
Jornal da Chapada
Leia também
Chapada: Exames confirmam febre amarela em paciente de Itaberaba levado a hospital de Salvador