O ex-dirigente nacional do MST e líder do movimento na região da Chapada Diamantina, Márcio Matos, foi assassinado no município de Iramaia nesta quarta-feira (24). A informação foi confirmada por amigos e correligionários de Matos. Marcinho, como era conhecido, era ligado à tendência interna do PT, Esquerda Popular Socialista (EPS), e lutava por igualdade social e reforma agrária na Bahia, atualmente ocupava o cargo de secretário de Administração da prefeitura de Itaetê.
Conforme informações preliminares, o assassinato aconteceu na casa do líder político em Iramaia. “Eu tinha uma reunião marcada com ele agora de noite e assim que cheguei lá o vaqueiro disse que tinha escutado vários tiros. O filho dele que estava na hora presenciou tudo e chegou agoniado dizendo que tinham matado o pai dele”, salienta um amigo próximo em áudio enviado ao Jornal da Chapada. Outra fonte aponta que “trancaram a criança no quarto e efetuaram três tiros na cabeça de Márcio”.
Leia também
Chapada: Políticos e movimentos homenageiam líder do MST assassinado em Iramaia; polícia investiga crime
Chapada: Delegado inicia investigação do assassinato do líder do MST; oitivas acontecem em Iramaia
Chapada: “Difícil de acreditar”, diz prefeito de Itaetê sobre assassinato de Márcio Matos em Iramaia
Ainda segundo os dados, não há relatos sobre o que motivou o crime. Os amigos próximos comunicaram à polícia, ao Samu e também à família. “Uma situação muito complicada, era amigo pessoal meu e cheguei para a reunião e me deparei com essa situação”, completa o amigo de Marcinho em áudio. Companheiros de luta estão consternados com a notícia. Marcinho tinha 33 anos e também pleiteou ser candidato a prefeito de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. O corpo foi levado para Jequié e em seguida deve ir para Conquista, cidade onde reside sua família.
Governador lamenta
Já na madrugada desta quinta-feira (25), o governador Rui Costa (PT) publicou em rede social nota de pesar pela morte de Marcinho e pediu rigor da polícia nas investigações. “Lamento a morte de Márcio Oliveira Matos, mais conhecido como Marcio do MST. Conhecido pela firme luta em defesa da igualdade social, ele foi assassinado no município de Iramaia. Tão logo soube da triste notícia, determinei à Secretaria de Segurança Pública a imediata e rigorosa apuração do crime. Meus sentimentos de pesar aos amigos e familiares neste momento de profunda dor”. Texto atualizado às 00h10 desta quinta.
Jornal da Chapada
Publicação do governador Rui Costa
Leia também
Chapada: Prefeito de Itaberaba se solidariza com família do líder do MST Márcio Matos
Chapada: Rui Costa lamenta morte de líder do MST e pede rigor nas investigações
Chapada: Deputado destaca trajetória de luta de líder do MST assassinado em Iramaia