O prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão (MDB), lançou o ex-governador Nilo Coelho como possível nome para compor a chapa majoritária ao Governo da Bahia nas eleições 2018. Sendo assim, Nilo poderia ser o vice do prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM) – que deve enfrentar o atual governador Rui Costa (PT) no pleito – e fortaleceria a influência política de Vitória da Conquista no cenário estadual. Em entrevista à Tribuna, Gusmão falou da importância do nome de Nilo – que atualmente está filiado ao PSDB, mas que poderia se filiar ao MDB.
“No ano passado, cheguei em Salvador e tinha aquela discussão de dois nomes. Lembro que o MDB não estava aceitando dois grandes nomes: José Ronaldo e o ex-ministro Imbassahy. Dizia que eu estava levando três nomes: Nilo Coelho, Arthur Maia e Arthur solicitou que eu também incluísse o nome de Benito. Então, chegamos com cinco grandes nomes e eu entendo que um partido como o MDB não poderia ficar no papel de coadjuvante”, disse.
“Eu sou gestor de Conquista e considero que a cidade está um pouco isolada da influência política”, disse o gestor, que teceu críticas ao grupo petista. “Resumindo: eu resolvi apresentar o nome do ex-governador Nilo Coelho, não somente para ele ser vice. O nosso candidato é ACM Neto. Aqui em Conquista ele ganha as eleições. Coloquei o nome do governador Nilo para compor a chapa majoritária. Não direcionei Nilo para vice de ACM Neto, e sim para a chapa majoritária”.
O vereador Tiago Correia (PSDB) também defendeu a inclusão do ex-governador Nilo Coelho como candidato a vice-governador na chapa das oposições para as eleições deste ano. “Pela sua liderança e experiência como governador e prefeito de Guanambi, Nilo Coelho é o nome ideal para compor com o prefeito ACM Neto a chapa que vai vencer as eleições e acabar com os desmandos administrativos do PT”, afirmou o vereador.
O tucano apontou ainda mais duas vantagens que Nilo Coelho agrega às oposições. “Ele, além de conhecer muito bem todos os problemas do Estado, tem a radiografia completa de todas as cidades que compõem a região Sudoeste”, disse Correia. O vereador também se colocou à disposição dos partidos de oposição para conversar com o ex-governador. “É claro que tudo precisa passar pelo prefeito ACM Neto, mas tenho certeza absoluta que ele gostaria muito de contar com Nilo Coelho nesta caminhada rumo ao governo da Bahia”, concluiu o vereador. As informações são da Tribuna da Bahia.