A Secretaria da Educação do Estado abriu as inscrições, no último sábado (3), para o sorteio eletrônico de 3.406 vagas residuais da Educação Profissional e Tecnológica na forma de articulação subsequente ao Ensino Médio (PROSUB), no ano letivo de 2018. Ao total são 37 cursos técnicos de nível médio ofertados em Centros Estaduais e Territoriais de Educação Profissional, além de unidade compartilhadas, localizados em 66 municípios. As inscrições seguem até o dia 12 de março, exclusivamente, no Portal da Educação, onde também está disponível a oferta por curso e unidades por Núcleo Territorial de Educação (NTE).
O sorteio eletrônico será realizado no dia 15 de março. Pode se inscrever, o estudante que concluiu o Ensino Médio e suas modalidades, de forma gratuita, seja em estabelecimentos de ensino da Rede Pública de Educação (no âmbito federal, estadual, municipal), que, comprovadamente, cursou o Ensino Médio em instituição filantrópica ou em instituição privada na condição de bolsista integral.
Dentre os cursos estão os técnicos em Segurança do Trabalho, Enfermagem, Teatro, Produção de áudio e vídeo, Alimentos, Informática, Agroecologia, Cozinha, Turismo e Nutrição, Dietética, Zootecnia e Instrumento Musical. Para o ano letivo de 2018, os cursos tiveram a carga horária reduzida, de dois anos para 12 meses ou um ano e meio.
Os candidatos que se inscreveram no primeiro sorteio eletrônico, durante o período de 24 de janeiro a 1º de fevereiro, para as turmas cujo número de inscritos foi inferior ao número de vagas, estão automaticamente classificados e têm assegurado o direito à matrícula, sem necessidade de nova inscrição.
Matrícula
A matrícula para as vagas residuais ocorre na unidade escolar e no turno para qual o aluno foi contemplado, entre os dias 19 e 21 de março, apresentando a seguinte documentação: Original e cópia do Histórico Escolar; original e cópia da Cédula de Identidade; original e cópia do Cadastro de Pessoa Física (CPF); original e cópia legível, com data recente, do comprovante de residência (Água, luz, telefone fixo ou móvel, gás encanado, Internet, contrato de aluguel, IPTU ou cartão de crédito). As aulas serão iniciadas no dia 2 de abril. As informações são da SEC.