Com objetivo de reverter o quadro de desemprego gerado após fechamento da fábrica de cimento Itaguarana, localizada no município de Ituaçu, na Chapada Diamantina, o deputado federal Benito Gama (PTB-BA) se reuniu, na noite da última segunda-feira (9), com o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho (MPT) na Bahia, Luís Carneiro Filho e a superintendente regional do Trabalho e Emprego da Bahia (SRT-BA), Gerta Schultz Fahel, em Salvador. Durante a reunião realizada na sede da SRT, Benito Gama disse que medidas efetivas já estão sendo adotadas para este caso.
“Discutimos os principais pontos e agora é agir rápido para que eles [trabalhadores demitidos] não sejam ainda mais prejudicados. O MPT e SRT são órgãos fundamentais neste processo”, disse. Cerca de 500 empregados foram demitidos e sem justa causa. Segundo o parlamentar baiano, os reflexos são notórios com a redução drástica da movimentação da economia local. “Por isso, é preciso também restabelecer este setor no município e região para criar novas oportunidades de realocação destes trabalhadores”, afirmou Benito Gama.
“Esta fábrica do Grupo Nassau, Itaguarana, há 40 anos lucra naquela terra, que é também minha terra natal. Nestes anos todos em que esteve instalada em Ituaçu aproveitou os incentivos fiscais do Governo Federal, do imposto de renda do IPI, ICMS e agora fecham as portas. Não vamos deixar isso ficar assim”, completou o deputado. A superintendente regional do Trabalho e Emprego da Bahia, Gerta Schultz Fahel, e o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho na Bahia também manifestaram compromisso em defender esta causa em prol dos direitos dos trabalhadores baianos. As informações são de assessoria.