A afirmação do governador Rui Costa (PT) de que espera ver o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), Angelo Coronel (PSD), no Senado em 2019, foi considerada por líderes da base governistas como o lançamento oficial da candidatura do pessedista à Casa Alta. Rui nega que tenha definido a chapa, mas seus aliados mais próximos garantem que Coronel é o escolhido do governador.
Os apoiadores da senadora Lídice da Mata (PSB), que está na briga pela vaga chapa majoritária, não ficaram nada satisfeitos com a declaração de Rui. Um grupo de aliados, petistas entre eles, promete aumentar a pressão sobre o governador para que Lídice esteja na chapa. Defensor da candidatura de Lídice ao Senado, o deputado estadual Marcelo Nilo (PSB) entendeu como uma “brincadeira” do governador da Bahia.
“Não vejo como indicativo, ele soltou uma brincadeira. Estou convencido que vai ser Lídice da Mata. Tem muita água para rolar de baixo da ponte. Ele jamais faria uma indelicadeza com Lídice. Não acredito que o governador vai tirar a única mulher da chapa, que sempre foi muito leal e só teve um lado na política, que foi o nosso”, afirmou.
Durante lançamento da segunda etapa do projeto Mutirão de Cirurgias, na sede do Senai/Cimatec, em Salvador, Angelo Coronel, lançou o nome de Rui Costa como candidato à Presidência da República, em 2022. “A eleição presidencial de 2022 ainda está longe, mas espero vê-lo, Coronel, no Senado no ano que vem”, disparou o chefe do Executivo baiano. Com informações de assessoria e dos sites Política Livre e Bahia Notícias.