Um ano depois da inauguração do Centro de Referência no Atendimento à Mulher (CRAM), o município de Jacobina conta agora com mais um órgão que compõe a rede de atenção à mulher em situação de violência. Foi inaugurada na última sexta-feira (11) uma unidade da Ronda Maria da Penha. A secretária de Políticas para as Mulheres do Estado da Bahia (SPM), Julieta Palmeira, representou o governador Rui Costa na solenidade de inauguração, realizada no CRAM Mariane Soares, onde a Ronda funcionará para atender às mulheres com medida protetiva decretada pela Justiça.
A instalação da unidade representa mais um avanço na segurança pública do estado. A titular da SPM-BA destacou a importância do fortalecimento da rede de atenção à mulher para uma efetiva aplicação da Lei Maria da Penha. “Essa lei representa um marco civilizacional, mas sua aplicação total só será alcançada com a intersecção dos governos federal, estadual, municipal e toda a sociedade”. Julieta Palmeira chamou a atenção de todas e todos para a necessidade de combater a cultura machista, que naturaliza a violência contra as mulheres.
“Não podemos formar agressores. A cultura machista precisa ser desconstruída porque essa cultura repercute no cotidiano das pessoas e tira a vida das mulheres”. O comandante geral da Polícia Militar, coronel Anselmo Brandão, disse que a Ronda Maria da Penha é “mais uma ação social do que de polícia, com policiais devidamente treinados para o atendimento à mulher em situação de violência doméstica e com medida protetiva”.
Até o momento a Ronda já atendeu 2.100 mulheres em toda a Bahia. Em Jacobina, a unidade funcionará com 11 policiais militares, seis receberam a braçadeira da Ronda durante a cerimônia. A Secretaria de Mulheres preside o comitê gestor da Ronda Maria da Penha, a qual está subordinada ao Comando de Policiamento Especializado da Polícia Militar.
O prefeito de Jacobina, Luciano Pinheiro, agradeceu ao governador Rui Costa pela instalação da unidade. “O governador tem olhado para Jacobina, independentemente de questões partidárias”, destacou. A solenidade de inauguração contou com a participação de representantes da Polícia Civil e Militar, Tribunal de Justiça, Ministério Público, Defensoria Pública e autoridades municipais. As informações são da SPM.