A Polícia Civil desarticulou, no final da tarde da última segunda-feira (14), uma quadrilha de assaltantes de banco que agia em todo o país. O quarteto preso em flagrante tentou roubar uma agência do Banco do Brasil, na madrugada de ontem, no bairro da Pituba. Equipes do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), da Coordenação de Operações Especiais (COE) e do Departamento de Inteligência Policial (DIP) da Polícia Civil apuravam, há três meses, a atuação de Evandro Fernando de França Dias, Alexandre Cosso Meza, Renan Cerilo Silva e Michel Pereira dos Santos (líder), todos naturais do Mato Grosso.
Após a tentativa de roubo, na Pituba, ações de inteligência foram desencadeadas e a quadrilha acabou localizada, em uma casa, no bairro Praia do Flamengo. Com eles foram apreendidos furadeiras, lixadeiras, martelete profissional, brocas, marreta, talhadeira, discos de corte, luvas, luminárias, um bloqueador de sinais de comunicação, avaliado em aproximadamente R$ 50 mil, e um veículo modelo HB 20. “Um belo trabalho integrado da Polícia Civil da Bahia. Esta quadrilha atuava sempre arrombando bancos, na madrugada, em todo o Brasil. Inclusive Michel tinha mandado de prisão, no seu estado de origem, pela prática de roubos”, contou o diretor do Draco, delegado Marcelo Sansão.
Relatório facilitou localização de líder
Um relatório do Departamento de Inteligência da Polícia Civil (DIP) facilitou a localização do líder da quadrilha de furtos a bancos com atuação em todo o território nacional. Michel Pereira dos Santos tinha passagem por furto a instituição financeira, em 2013, no estado de Sergipe, e tinha mandado de prisão em aberto, no Mato Grosso. A quadrilha foi apresentada, no final da manhã desta terça-feira (15).
“Sabíamos que Michel estava na cidade e, após a prisão do trio, chegamos até ele, no bairro da Palestina”, explicou o coordenador do Grupo de Repressão a Roubos a Banco e Antisequestro do Draco, delegado Paulo Roberto Guimarães. Ele informou ainda que o quarteto participou de outra tentativa de furto a banco, na cidade de Dias D’Ávila e de um furto contra uma farmácia, em Feira de Santana. O delegado acrescentou que outros integrantes da quadrilha estão identificados e ações sendo realizadas para capturá-los. “Estamos pelo terceiro ano consecutivo com redução de ataque a banco na Bahia e continuaremos fechando o cerco”, afirmou. As informações são da SSP.