O Ministério Público estadual realiza nesta quinta-feira (28), em Salvador, a união de nove casais homoafetivos. Será o primeiro casamento coletivo LGBT celebrado na capital baiana por meio do projeto ‘Sim ao Amor’, cujo objetivo é promover o reconhecimento social e judicial das uniões homoafetivas, com a realização de matrimônios civis de lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, transgêneros e travestis na cidade. A cerimônia será realizada às 17h na sede do MP no Centro Administrativo da Bahia (CAB).
Esse será o segundo casamento coletivo LGBT promovido pelo projeto. O primeiro foi realizado em julho de 2016, na cidade de Santo Amaro, recôncavo baiano. Na oportunidade, três casais celebraram a união civil. A luta pela promoção desse direito à população LGBT vem se fortalecendo desde 2014, quando o promotor de Justiça Inocêncio Carvalho realizou em Itabuna o primeiro casamento de pessoas do mesmo sexo. Idealizado pela promotora de Justiça Lívia Vaz, que coordena o Gedem, o projeto ganhou mais força institucional e vem sendo ampliado. O “Sim ao Amor” é uma iniciativa do Gedem e do Grupo de Atuação Especial de Proteção dos Direitos Humanos e Combate à Discriminação (Gedhis).
O projeto conta com o apoio da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia (OAB-BA), Comarca de Salvador, Grupo Gay da Bahia (GGB), Grupo Enlace, Grupo Família pela Diversidade, Cartório de Nazaré; e com a parceria da cantora Meire Reis, da joalheira Felissa, da agência de design “b.better”, Perpetua Decorações, Compota da Bisa, Mary Kay, Lúcia Passos designer de bolo, Hermes Fotografia, Fátima Bem Casados, Studio das Divas, Makeup Poder, Ondas de Trajes a Rigor e Douglas Campos Bouffet e Decoração. As informações são o MP-BA.