O Grupo de Estudos e Literatura e Periferias (GELPs) recebe, entre as próximas quarta (4) e quinta-feira (5), em Itaberaba, cidade da Chapada Diamantina, a escritora, jornalista e editora paulista Elizandra Souza. No primeiro dia, às 18h, a autora fará o lançamento de seu livro ‘Águas da Cabaça’ na livraria da Discultura, e na quinta (5) fará uma participação no Simpósio de Letras com um encontro com o público no auditório na Uneb, às 19h. No dia 7, a escritora participará do Sarau Enegrescência na Casa de Angola e, no dia 9, fará palestra no Cepaia da Uneb e no Instituto de Letras da Ufba, ambas atividades realizadas em Salvador.
Elizandra é autora do livro de poesias Águas da cabaça (2012); coautora, juntamente com o poeta Akins Kintê, do livro Punga (2007); organizadora das antologias Pretexto de mulheres negras (2013) e Terra fértil, de Jenyffer Nascimento (2014). Além disso, a autora também foi editora responsável pela Agenda Cultural da Periferia e fundadora do coletivo Mjiba – Jovem Mulher Revolucionária. Atualmente se apresenta com o coletivo Sarau das Pretas. Entre os temas recorrentes em sua obra estão: periferia, negritude e feminismo.
O GELPs é desenvolvido na Uneb, Campus XIII, e é coordenado pela professora Luciana Moreno. O grupo existe desde 2014 e recebe, a cada semestre, um escritor contemporâneo que atua no campo da literatura periférica. O objetivo do encontro é realizar um bate-papo com o escritor convidado sobre sua obra e trajetória literária, além de socializar as pesquisas e leituras feitas sobre o artista convidado. Elizandra Souza é a sexta autora a participar dos encontros promovidos pelo GELPs; antes dela já vieram Sérgio Vaz, Fábio Mandingo, Marcelino Freire, Cidinha da Silva e Sacolinha. Jornal da Chapada com informações de assessoria.