A Coordenação de Assuntos Estudantis do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano de Itaberaba (IF Baiano – Campus Itaberaba), na Chapada Diamantina, em parceria com o grupo de psicólogos, realizou em setembro uma palestra sobre a prevenção do suicídio. O evento contou com a participação do corpo docente e técnico do campus e teve palestra ministrada pelas psicólogas Anny Miranda e Samara Lima.
Foram tratados temas como a importância da prevenção do suicídio, os sinais de alertas, e as principais ações que podem ser tomadas diante de uma pessoa sob risco de suicídio. A palestra faz alusão ao ‘Setembro Amarelo’, campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015.
Dados
De acordo com levantamento feito pelo Ministério da Saúde, a intoxicação exógena é o meio utilizado por mais da metade das tentativas de suicídio notificadas no país. Com relação aos óbitos, a intoxicação é a segunda causa, com 18%, ficando atrás das mortes por enforcamento, que atingem 60% do total. Suicídio é um fenômeno complexo e multifacetado, que pode afetar indivíduos de diferentes origens, classes sociais, idades, orientações sexuais e identidades de gênero.
Dentre as intervenções universais de prevenção do suicídio, destacam-se as relativas à restrição aos meios de suicídio (controle de armas de fogo e de acesso a agrotóxicos), a redução do uso prejudicial de álcool e outras drogas e a conscientização da mídia para comunicação responsável sobre o tema. Jornal da Chapada com informações de assessoria.