A noite do último sábado (19) foi de muita festa com os shows musicais em homenagem à 62ª edição da Festa de São Sebastião – padroeiro do município de Nova Redenção, na Chapada Diamantina. Este ano, o evento ‘indoor’ – organizado pela empresa Tom Produções e Eventos, levou uma multidão para curtir com shows das bandas Lambasaia, Milord e Lambadeixon. O evento contou com apoio logístico da prefeitura municipal, por meio da administração da prefeita Guilma Soares (PT), e foi ‘terceirizado’ pela comissão organizadora. Para ter acesso ao circuito foi cobrado um ingresso simbólico de R$10.
“Hoje os municípios passam por graves dificuldades financeiras e não podem patrocinar bandas para todo tipo de evento. Como a festa de São Sebastião é uma tradição – evento do nosso calendário cultural e religioso -, fizemos todo esforço para que ela fosse realizada com a estrutura que merece. A prefeitura ajudou no que pode e a comissão organizadora terceirizou a festa profana. Graças a Deus está tudo acontecendo a contento, a nossa população e visitante entenderam a proposta dos shows ‘indoor’ e lotaram o circuito”, informa a prefeita Guilma Soares. Ela vem buscando sanear as contas do município para enfrentar o ano de 2019 que hora se inicia.
Mesmo com as dificuldades financeiras, inerentes aos municípios brasileiros nesse começo de ano, a prefeitura não para de trabalhar. Na última sexta-feira (18), por exemplo, foi entregue para a população mais uma rua pavimentada (veja aqui) com paralelepípedos somando-se nove logradouros pavimentados nesses primeiros dois anos do ‘Governo da Reconstrução’. No sábado (19), logo cedo, aconteceu a 12ª Maratona Municipal, evento esportivo realizado pela Diretoria de Esportes. Essa matéria, com os nomes dos ganhadores, você confere na rodada esportiva do Jornal da Chapada nesta segunda (21).
“A festa de São Sebastião é um evento aguardado pela nossa comunidade e região da Chapada Diamantina. Quando ela começou, o momento era só com atividades religiosas, aos poucos a festa foi ganhando corpo e passou a se realizar a festa profana – com shows de bandas em praça pública -, mas, para isso, a comissão organizadora realizava todo tipo de evento beneficente para que pudesse bancar as despesas, tanto com a parte religiosa quanto com a parte profana”, informa o líder político Ivan Soares.
Ele ainda diz que: “Em nossas gestões fizemos e bancamos muitos shows com bandas que eram sucesso no momento. Entretanto, nossa realidade hoje é outra, além da Lei de Responsabilidade Fiscal [LRF] não permitir tais gastos, os municípios, principalmente os mais pobres, não têm condições de bancar estes shows. Dessa forma, mantendo a alegria e a tradição do evento, a administração da prefeita Guilma deu todo apoio logístico à festa, colocando o aparato da prefeitura à disposição dos organizadores como a parte de segurança e os shows foram terceirizados para ofertar ingressos módicos, já que em nenhum lugar do mundo se paga R$10 para ter acesso ao que vimos no circuito do evento”, sintetiza Ivan.
“A prefeita não seria coerente se instituísse a tarifa sobre a iluminação pública, gerando impostos próprios dentro da constitucionalidade como recomenda a LRF e gastasse patrocinando os shows, contrariando a mesma Lei”, completa o líder político. Ivan esteve no evento acompanhado do vice-prefeito, Ademar Martins, e dos vereadores que compõem a bancada de sustentação da administração da prefeita Guilma na Câmara de Vereadores. A festa continuou neste domingo (20), dia de São Sebastião, com a tradicional procissão do Santo Padroeiro que culmina com o encerramento da festa religiosa.
Jornal da Chapada