A prefeitura municipal de Itaberaba, cidade da Chapada Diamantina, afirma que a Barragem do Açude Juracy Magalhães não oferece risco. A conclusão é com base numa análise superficial, porém, “não há indícios de rompimento na estrutura”, garante Eduarda Alvim, engenheira da Secretaria Municipal de Infraestrutura. Eduarda compôs, junto com os secretários de Governo, David Sampaio, e de Infraestrutura, Evandro Novaes, uma comitiva que acompanhou o prefeito Ricardo Mascarenhas (PSB) em uma visita à barragem nesta segunda-feira (28).
A tragédia que acometeu a região do município de Brumadinho (MG), com o rompimento de uma barragem de rejeitos de mineiro, causou temor na população e colocou as autoridades municipais em alerta. A visita, foi de fato para uma análise superficial, já que uma vistoria realizada pelo órgão responsável – o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) – acontece a cada três meses.
Diante das condições visíveis da barragem, que apresenta solidez na construção e um desgaste superficial da estrutura, não há motivo para apreensão. “A construção é firme e está bastante conservada. Não há ferros estruturais aparentes, e as partes que estão descascadas são fruto do desgaste natural causado pelo tempo”, pontuou a engenheira.
“Estamos mais tranquilos, mas ainda assim, pedirei à Secretaria de Agricultura, através da Coordenação de Meio Ambiente, que solicite todo o aparato do DNOCS que estiver disponível para realizar testes mais detalhados, e ainda, se for possível, para antecipar a próxima vistoria. Prevenção é nossa única opção, e temos que lançar mão dela”, encerra o prefeito Ricardo. Com informações de assessoria.
Leia também
Chapada: Barragens de Mucugê e Rio de Contas estão na lista das 10 em risco no estado