As equipes técnicas do Governo do Estado, que incluem Assessores de Planejamento e Gestão (APG´s), servidores das áreas finalísticas, além dos poderes legislativo e judiciário, estão sendo capacitadas para o método de construção dos componentes do Plano Plurianual 2023-2023 até o próximo dia 25. As oficinas do PPA, que tiveram início no último dia 10, têm sido realizadas diariamente no auditório da Secretaria Estadual do Planejamento (Seplan) e já capacitaram, até esta terça-feira (16), 162 servidores, visando garantir uniformidade e coerência em todos os programas.
Representante da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Alexandre Sobral, participou da atividade nesta terça-feira e destacou sua importância para a eficácia do plano. “É muito importante que o Governo do Estado busque essa conexão com os anseios da sociedade, com a população, com os Territórios de Identidade e, ao mesmo tempo, tenha a perspectiva técnica das secretarias e demais órgãos e que possa, de forma democrática e acompanhada por uma pedagogia moderna, estar discutindo as problemáticas do estado e buscando as melhores soluções com base no planejamento estratégico das unidades”.
Valeria Valverde, Coordenadora de Tecnologia da Assessoria de Planejamento e Gestão da Casa Civil, fala sobre a natureza das oficinas. “Esse momento das oficinas é a oportunidade que a gente tem de alinhar o conhecimento como um todo, a noção do planejamento, dos instrumentos e todos os componentes nos quais o planejamento se constrói. E o público não é um público único, aqui a gente tem as pessoas que são envolvidas com orçamento, as pessoas que são envolvidas com o planejamento como um todo, pessoas que são envolvidas com gestão de tecnologia como eu, então, promove um alinhamento do conceito que tem que ser básico para todos nós gestores públicos”, explica.
Depois das escutas sociais, realizadas nos 27 Territórios de Identidade da Bahia, o PPA 2020-2023 do Governo do Estado foi lançado pelo governador Rui Costa e pelo secretário do Planejamento, Walter Pinheiro, no início deste mês. O PPA é realizado de forma participativa desde 2007, resultado de iniciativa até então inédita no Brasil, com o objetivo de assegurar maior diálogo entre Estado e sociedade para a construção de políticas públicas e mais transparência nas ações do governo. As informações são da Seplan.