Os eleitores dos municípios de Andaraí, Itaeté, Mucugê e Nova Redenção, na Chapada Diamantina, também foram convocados para a realização do recadastramento biométrico pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). Essa convocação é a partir do próximo dia 13 de maio e o procedimento é obrigatório. O cidadão que não atender ao chamado terá seu título cancelado. Para ser atendido, o eleitor poderá, a partir da segunda-feira (6 de maio), utilizar o serviço de agendamento, a ser disponibilizado por meio do site do TRE-BA.
Prejuízos
Em caso de cancelamento, o eleitor poderá enfrentar alguns contratempos em relação a outros documentos que dependem da certidão de quitação eleitoral. A quitação é exigida, por exemplo, para obter passaporte ou carteira de identidade; adquirir empréstimos nas autarquias, nas sociedades de economia mista, nas caixas econômicas federais e estaduais.
A certidão de quitação eleitoral é exigida ainda nos institutos e caixas de previdência social, bem como em qualquer estabelecimento de crédito mantido pelo governo, ou de cuja administração este participe, e com essas entidades celebrar contratos.
Também não poderá se inscrever em concurso ou prova para cargo ou função pública, e neles ser investido ou empossado; renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo; e etc. Jornal da Chapada com informações de assessoria.
Leia também