Pela primeira vez na história uma administração pública de Itaberaba, município da Chapada Diamantina, ficou entre os 10 melhores, segundo o Índice de Governança Municipal do Conselho Federal de Administração (CFA). O indicador avalia a governança pública de todos os municípios brasileiros a partir dos seus gastos e finanças, qualidade da gestão e desempenho.
Itaberaba foi classificada como um município de “médio porte”, com um PIB per capita abaixo de R$ 20 mil, sendo alocado no Grupo 5 do IGM/CFA, junto com mais outros 174 municípios de todo o país, ocupando a 7ª colocação no ranking estadual. A análise dos dados mostra os avanços que Itaberaba vem experimentando nos últimos dois anos e meio.
Para a equipe da administração do prefeito Ricardo Mascarenhas (PSB) a posição que a cidade ocupa é o “resultado do trabalho sério e comprometido com a transparência — no trato com a coisa pública — além do esforço, empenho e união de toda uma gestão que prima pela melhoria da qualidade de vida e bem estar de todos, sem distinção de nenhuma natureza”.
Ampliação de sistema
Mais R$180 milhões foram garantidos para a prefeitura de Itaberaba. A informação foi passada pelo prefeito Ricardo Mascarenhas, via rede social, na última quinta-feira (4). “Assinei em Salvador, 180 milhões de reais para manutenção e ampliação do sistema de abastecimento de água, além de mais garantias em casos de seca ou enchente”, salienta o gestor.
Ricardo Mascarenhas esteve ao lado do deputado estadual Eduardo Alencar (PSD) e do presidente da Embasa, Rogério Cedraz, para a assinatura do contrato “que representa para Itaberaba mais compromisso e segurança jurídica”. “Só chegamos até aqui graças ao entendimento dos 12 vereadores da base aliada que votaram a favor desse projeto. Itaberaba segue em frente”, completa.
Jornal da Chapada
Veja vídeo sobre Itaberaba
Leia também
Chapada: Administração municipal de Utinga integra ranking de melhor governança no estado