Um caçador, sem identidade divulgada, que matou uma cobra jiboia na zona rural de Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina, foi multado. O animal é protegido por lei e corre risco de extinção. Ele responderá na justiça pelo crime, por ação do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA).
Após abater a serpente, ele a levou como um ‘prêmio’ de sua caçada para a comunidade Rosa Benta, onde mora, e a exibiu aos amigos, que filmaram a ação. Para sua surpresa e de todos que estavam no momento, ao abrir a barriga da cobra, foi encontrado um veado ainda em perfeito estado de conservação.
O vídeo circulou nas redes sociais nas últimas semanas e acabou denunciando o autor do crime e levando os agentes do Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) até a residência do caçador. Os ambientalistas procuraram a Polícia Militar, que saiu em busca do acusado, mas ele conseguiu fugir. Na residência foi encontrado o couro da jiboia morta e os chifres do veado que ela havia ingerido. Jornal da Chapada com informações do Portal Serrolândia.