A empresa de consultoria e assessoria ambiental Lacerta Ambiental está se mobilizando de forma solidária para agir contra a contaminação de óleo bruto que está se espalhando pelo mar nordestino nos últimos meses. Preocupados com o manejo adequado, eles pedem para quem encontrar animais petrolizados não os toquem sem proteção, nem os devolvam ao mar.
O ideal é protegê-los do sol e chamar uma equipe técnica com conhecimento para esse tipo de situação, como Bombeiros, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Polícia Ambiental, Tamar (em caso de tartarugas), e a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema).
A Lacerta informou estar juntando esforços para tentar minimizar a tragédia. “De forma voluntária, a nossa equipe, com know-how no resgate de animais petrolizados, estará mobilizada para oferecer orientações básicas aos voluntários sobre o manejo correto dos animais resgatados nesta situação. Em caso de dúvidas, fale com a gente pelo telefone: (71) 3341-9692 [horário comercial]”, disse a instituição em nota oficial.
Jornal da Chapada